Uema realiza Colação de Grau em Caxias

Por em 9 de abril de 2015

IMG_2720

Em seu discurso, o reitor Gustavo Costa fala a estudantes e convidados, do papel da UEMA, no desenvolvimento da sociedade

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizou, na noite dessa quarta-feira (8), a Outorga de Grau dos concludentes do 2º semestre de 2014, do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), no Associação Recreativa Alecrim.

A solenidade foi presidida pelo reitor Gustavo Pereira da Costa e contou com a presença do vice-reitor Walter Canales Sant’Ana; dos pró-reitores de Administração, Gilson Mendonça e de Planejamento, Antônio Roberto Serra; da coordenadora geral do UemaNet, Ilka Serra; e da diretora do CESC, Valéria Cristina Soares Pinheiro; bem como de diretores de Curso, autoridades, professores e convidados.

Nessa grande festa, receberam o grau formandos dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Ciências licenciatura com habilitação em Matemática, Filosofia, Física Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

A concludente, Michely da Silva Sousa foi a oradora oficial dos formandos. Em seu discurso, afirmou: “Não foi fácil chegar até aqui, tivemos momentos de alegrias, tristezas, entusiasmo e desânimo, mas as experiências vividas nesse período serão extremamente úteis nessa nova jornada que escolhemos e tenho certeza que sairemos daqui profissionais capacitados e determinados em buscar o sucesso”.

A diretora do CESC, Valéria Cristina Soares, disse em sua fala, que essa formação trará uma série de possibilidades, como a de ascensão profissional. “A partir de agora, vocês se tornam profissionais compromissados em agir com competência técnica e responsabilidade, para se destacarem no mercado de trabalho. Desejo sucesso e êxito, pois esse é o início de uma nova jornada”, declarou Valéria.

IMG_2704

Na mesa de autoridades o reitor Gustavo Costa, os pró-reitores Roberto Serra e Gilson Mendonça, a diretora do CESC, Valéria Pinheiro e a coordenadora do UemaNet, Ilka Serra

Em seu discurso, o reitor saudou a todos. “Hoje a UEMA devolve cidadãos lapidados e profissionais encaminhados para a sociedade. A Outorga de Grau é a apoteose de uma jornada, de uma caminhada, de uma trajetória, onde o percurso é cheio de descobertas, cheio de possibilidades e aquilo que cada um traz consigo desse percurso é muito mais valioso que o momento final, pois a construção dos diversos saberes se dá no cotidiano acadêmico, desde o primeiro até o último dia, com as relações pessoais, com os conflitos, as realizações e as discussões e, acima de tudo, com a capacidade que cada um tem de realizar um sonho”.

Ele afirmou ainda: “A noite de hoje é simbólica, porque exalta esse bem máximo da sociedade que é o conhecimento, o conhecimento que liberta, o conhecimento que nos faz evoluir como homens e mulheres, o conhecimento da vida que nos permite clamar por uma existência digna, justa e realizadora. Somente o saber em oposição à ignorância, o conhecimento como forma de conquista, como chave que abre portas, como novas possibilidades, é isso que cada um de vocês buscou nesta casa, nesta UEMA, serem grandes soldados do conhecimento”.

Por Karla Almeida