CESI abre inscrição para o I Encontro de Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos do Maranhão

Por em 17 de abril de 2015

Para refletir sobre o estado de conservação e proteção dos recursos hídricos estaduais, e a gestão das águas territoriais maranhenses é que a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CESI), realizará, no período de 28 a 30 de maio deste ano, o I Encontro de Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos do Maranhão. Para participar, os interessados já podem fazer as inscrições pelo site http://www.gestaoeplanejamentorh.com.br  ou no próprio CESI.

O evento, que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), irá trabalhar os eixos temáticos: Ambiente e Recursos Hídricos; Educação Ambiental Aplicada aos Recursos Hídricos; e Uso e Gestão de Recursos Hídricos.

De acordo com o coordenador geral do evento, Luiz Carlos dos Santos, eventos como esse são capazes de apresentar à população maranhense sobre a dimensão dos problemas associados aos recursos hídricos estaduais. Além de consolidar a comunidade acadêmica como importante fornecedora de insumos científicos ao Estado.

Podem participar professores, estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais vinculados à Geografia, Geociências, Ciências Ambientais e Ciências Sociais.

ATIVIDADE 28/05

07h30 – Credenciamento

08h30 – Solenidade de abertura do evento

09h00 – Conferência 01: Gestão de Bacias Hidrográficas no Estado do Maranhão

10h15 – Intervalo

10h30 – Mesa Redonda 01: Recursos Hídricos e Planejamento Territorial

12h30 – Almoço

14h00 – Minicursos: 1) Recursos Hídricos Urbanos; 2) Recursos Hídricos e Educação Ambiental; 3) Gestão Ambiental de Recursos Hídricos; 4) Sensoriamento Remoto Aplicado a Bacias Hidrográficas; 5) Biodiversidade e Recursos Hídricos.

19h00 – Mesa Redonda 02: Ambiente e Recursos Hídricos no Estado do Maranhão

22h00 – Encerramento de atividades do 1º dia

ATIVIDADE 29/05

08h00 – Apresentação de Trabalhos (oral): Eixos 01 e 02

10h00 – Intervalo

10h15 – Mesa Redonda 03: Comitês de Bacias Hidrográficas: Realidades e Previsões

12h15 – Almoço

19h00 – Mesa Redonda 04: Experiências Municipais, Estaduais e Nacionais de Gestão de Recursos Hídricos

22h00 – Encerramento de atividades do 2º dia

ATIVIDADE 30/05

08h00 – Trabalhos de campo

12h30 – Almoço

14h30 – Apresentação de Trabalhos (oral): Eixo 03

16h00 – Intervalo

16h15 – Mesa Redonda 05: Educação Ambiental Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos

19h00 – Conferência 02: Requalificação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos: Cenários Possíveis?

20h30 – Encerramento do I Encontro de Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos do Maranhão

21h00 – Atrações culturais

Por: Débora Souza