Curso presencial da UEMA adota estratégia inovadora com uso de tecnologias educacionais

Por em 9 de abril de 2015

paulalimaDe acordo com a Portaria Nº 4.059 (10/12/2004), do Ministério da Educação, as instituições de ensino superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, 20% da carga horária total do curso, na modalidade a distancia.

Esse formato já é usado em outras universidades do Brasil. E a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) iniciou a inserção de 20% da carga horária na modalidade a distância no curso de Ciências Biológicas, especificamente, na disciplina Microbiologia Ambiental, ministrada pela professora Ilka Serra.

“A iniciativa surgiu da perspectiva de utilizar as tecnologias educacionais nos cursos presenciais. Temos 80 alunos inscritos na disciplina de Microbiologia Ambiental e seria difícil trabalhar com esse quantitativo numa aula presencial, principalmente, no desenvolvimento de aulas práticas em laboratório. A ideia é tanto estimular o aluno a conhecer quanto o professor a desenvolver tecnologias que possam auxiliar no processo ensino-aprendizagem, fomentando a construção do conhecimento científico”, explicou a professora.

E completou: “Ressalto que o Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA – UEMANET, além de intermediar os cursos da Universidade na modalidade a distância, também tem a missão de dar suporte tecnológico e pedagógico para os cursos na modalidade presencial, viabilizando salas de aula no Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA) e disponibilizando um “mix” de mídias educacionais (vídeoaula, biblioteca virtual, games e outros) para auxiliar os alunos no decorrer da disciplina”.

A disciplina iniciou há duas semanas e os alunos tiveram o primeiro contato com essa modalidade. “Achei inovadora a inserção da disciplina nessa modalidade e, com certeza, a maioria dos alunos pensa assim. Minhas expectativas são as melhores possíveis. A sala de aula virtual apresenta o conhecimento em vários formatos, além de discussões nos fóruns, que são muito pertinentes. Isso desperta ainda mais o nosso interesse”, destacou a aluna Karina Cristina.

O desenvolvimento das atividades está acontecendo de modo semi-presencial, uma vez que conta com aulas práticas e avaliações presenciais.

Por: Paula Lima