Debates sobre o desenvolvimento do MA são destaque em Semana Acadêmica


Por em 9 de abril de 2015



20150409_095524

O presidente do IMESC, Felipe de Holanda e a coordenadora do Mestrado, Zulene Muniz Barbosa

Nesta quinta-feira (9), o auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi sede da abertura da I Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação do Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR), promovida pela coordenação do curso. Para a ocasião, foram convidados representantes das Secretarias de Ciência e Tecnologia; de Direitos Humanos; e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

De acordo com Zulene Muniz Barbosa, coordenadora do programa, a semana marca a entrada da 5ª turma do Mestrado Socioespacial e Regional, com o intuito de discutir o desenvolvimento regional, a partir da nova gestão estadual. Para o vice-coordenador José Sampaio, esse é um momento de diálogo para o alcance da convergência de interesses na progressão do estado. “É importante que o governo estadual e a universidade promovam uma troca de conhecimentos. Nós, enquanto UEMA, apresentaremos nossa colaboração através discussões e pesquisas para reverter alguns déficits no Maranhão”, comentou.

Na mesa de abertura, o presidente do IMESC (autarquia estadual vinculada a Secretaria de Estado e Planejamento), Felipe de Holanda, analisou o desenvolvimento territorial como eixo central das políticas do atual governo e da agenda de estudos do instituto, além de avaliar a realidade histórico-econômica do estado, as limitações do modelo primário exportador e a necessidade de inverter quadros, com ênfase em um modelo inovador, voltado para o crescimento do mercado interno.

Além disso, falou sobre o conjunto de temas abordados pelo Instituto, como o Diagnóstico e Monitoramento do Plano de Ações “Mais IDH”, a regionalização para o desenvolvimento, a situação ambiental das regiões e das unidades de conservação e os limites da metropolização. “Esses são temas em que o IMESC tem total interesse em compartilhar com a sociedade, a partir de esforços e pesquisas junto a esta universidade”.

20150409_100141

Coordenadores do mestrado, alunos e convidados

Já a representante da Secretaria de Estado de Tecnologia e Informação (Secti), Eneida Erre Araújo, discorreu sobre o Plano de Metas da instituição, que tem por finalidade formular, implementar, acompanhar, avaliar e controlar políticas públicas, projetos e ações para o desenvolvimento tecnológico.

Dentre os eixos estratégicos apresentados estão o fortalecimento da educação profissional e tecnológica; a democratização do acesso à educação superior; o fortalecimento da cidadania digital; o fomento à pesquisa e a inovação tecnológica; a revitalização da gestão e governança e a popularização da ciência, tecnologia e inovação. A UEMA está contemplada no plano a partir da ampliação dos campi nos municípios, e o aumento na oferta de cursos para Mestrado e Doutorado.

A programação da I Semana Acadêmica do PPDSR se estende até amanhã (10). A aula inaugural da 5ª turma de Mestrado acontece às 9h, com a palestra “A Era do Imperialismo Global”, ministrada pelo professor Flávio Farias, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Por: Jesilene Corrêa



Últimas Postagens - Array / noticias-uema