I Workshop de Cooperação UEMA – Nottingham University reúne pesquisadores e acadêmicos

Por em 28 de abril de 2015

IMG-20150430-WA0009

Momento de abertura do Workshop Internacional na UEMA

Na manhã desta terça-feira (28), o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), deu início ao I Workshop de Cooperação UEMA – Nottingham University. O evento possibilitou a integração entre os acadêmicos da UEMA e a comitiva de pesquisadores ingleses, além de propiciar a identificação dos campos de pesquisa de interesse conjunto para projetos futuros e intercâmbio entre os pesquisadores.

Na ocasião, o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira, falou sobre as oportunidades de financiamento para a pesquisa de cooperação internacional:

“Nossa missão na FAPEMA é estimular a ciência e tecnologia, a competitividade e sustentabilidade, contribuindo para a produção e popularização do conhecimento no Estado do Maranhão, sobretudo com os indicadores sociais, a formação de recursos humanos e a disseminação da cultura e da inovação tecnológica. Para isso, a estratégia da FAPEMA impõe a estruturação de suas ações em quatro linhas: Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência; além de 15 programas e 43 editais”, explicou o gestor.

IMG-20150430-WA0008

o professor Christoph Gehring, com os representantes da Nottingham University

Ainda durante a manhã, o pesquisador inglês Sasha Mooney apresentou a palestra “Nottingham delegation: presentation of principal research interests”, em que explanou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Nottingham University e as possibilidades de cooperação internacional.

De acordo com o professor Christoph Gehring, o I Workshop UEMA/ Nottingham contará, ainda, com visitas técnicas às dependências da Universidade, além de viagens de campo aos municípios de Chapadinha, Anapurus e Arari. “Vamos visitar plantios de soja, sistemas agroflorestais, e visitar o Delta do Rio Mearim, os Meandros, além de um babaçual”, relatou o docente.

Também prestigiaram a abertura do Workshop, o vice-reitor Walter Canales Sant’ana; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcelo Cheche; e a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa.

Por: Carol Ribeiro