LBVM da UEMA está realizando o curso de atualização sobre Plâncton

Por em 15 de abril de 2015

Mixed Marine PlanktonO Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha da Universidade Estadual do Maranhão (LBVM – UEMA) em parceria com o Laboratório de Ficologia da Universidade Federal do Maranhão (LABFIC – UFMA) e intermediado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) realiza a partir de hoje (15) até o dia 23 de abril, no prédio do curso de Biologia, o curso “Procedimentos de coleta, identificação e quantificação do Plâncton”.

O curso, ministrado pela professora e coordenadora do LBVM- UEMA, Andrea Azevedo Cutrim visa atender os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca da UEMA, Biologia e Oceanografia da UFMA, bem como mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos e Pesca da UEMA.

O Plâncton é um grupo de organismos estudado na Biologia Aquática, representado por animais e fotossintetizantes que vivem na coluna d’água, com poder limitado de locomoção, sendo transportado passivamente pelas correntes ou movimentos d’água.

O Fitoplâncton, além de ser a base da teia trófica nos ecossistemas aquáticos é responsável por grande parte da produção de oxigênio disponível na atmosfera (85%), sendo, imprescindível para a manutenção da vida em todo o planeta.unnamed

“Esse grupo de organismos é bastante estudado por pesquisadores do curso de Ciências Biológicas da UEMA, por isso destaca-se a relevância do tema”, destacou a professora Andrea Azevedo.

Para mais informações visite a página do facebook, https://www.facebook.com/biologiavegetalemarinha, ou entre em contato pelo email, ibvm.uema@gmail.com.

Por: Karla Almeida