Mais ciência e inovação: Governador anuncia Plano de Trabalho da FAPEMA

Por em 10 de abril de 2015

Governador do Estado anuncia Plano de Trabalho da FAPEMA

Foi lançado nessa quinta, 09, no Palácio Henrique de La Rocque, o Plano de Trabalho que irá nortear as ações da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão )  para o ano de 2015.

O Plano “Mais Ciência e Inovação para Todos Nós” foi anunciado pelo Governador Flávio Dino e está estruturado em quatro linhas de ação, 15 programas e 43 editais e prevê para este ano investimentos no valor de R$ 50,3 milhões nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, fomentando, assim, projetos que contribuam para o desenvolvimento do Maranhão. Participaram ainda do lançamento o vice-governador, Carlos Brandão, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, além do vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana, pró-reitores, professores universitários, pesquisadores e estudantes de diversas instituições de ensino do Estado.

Autoridades que compuseram a mesa de abertura do evento

Segundo o Governador, a realização desse evento foi fundamental para sublinhar a importância que este Governo dará para a democratização do saber.  “Acreditamos que temos três tarefas fundamentais a cumprir para dar concretude à palavra mudança. Para exemplificar e traduzir na vida dos cidadãos o que é mudança, nós precisamos dar conta de três tarefas fundamentais. A primeira delas é democratizar o poder. A segunda é a realização do Plano mais IDH. E a terceira é a execução plano de democratização do saber (objeto principal desse evento)”, frisou Flávio Dino.

O processo de produção do Plano foi coletivo, com a participação da FAPEMA e da comunidade, como afirmou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.  “A participação da comunidade foi uma particularidade do plano e o alto investimento em pesquisa revela ainda a preocupação do governo Flávio Dino em qualificar a produção de conhecimento local” destacou.

Novo olhar para o ensino, pesquisa e extensão

Para Flávio Dino, a UEMA é um dos instrumentos que o Governo do Estado dispõe para a execução do plano de democratização do saber. Por isso, segundo ele, é fundamental que haja uma valorização prática da Universidade Estadual do Maranhão. “A UEMA é um instrumento bastante capilarizado, descentralizado, portanto, bastante acessível para praticamente todas as frações do território maranhense. Por intermédio dela, portanto, podemos garantir qualificação, ensino, acesso à pesquisa e extensão em todo nosso vasto território maranhense”, ratificou o Governador do Estado.

De acordo com o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o Estado vive hoje um momento extremamente profícuo. “Acreditamos efetivamente na experiência educacional como fator emancipatório de construção de saberes e principalmente de realização de perspectivas. Esse novo olhar do Governo do Estado está perfeitamente em sintonia com o anseia a população do estado maranhão”, enfatizou o Reitor.

Ele acredita também que a partir desse lançamento e dos editais que estão por vir, os pesquisadores da UEMA devam exercitar ainda mais sua criatividade, seu compromisso com a ciência e possam apresentam um maior número de projetos.

“A minha expectativa neste ano é que consigamos bater um recorde de projetos e que possamos buscar recursos na FAPEMA para realizar pesquisas que tenham um escopo social importante de reversão dos indicadores sociais que tanto lamentamos”, concluiu Gustavo Pereira da Costa.

Por: Walline Alves

Fotos: Edson Ferreira