Produção segura de alimentos em videoaula

Por em 9 de abril de 2015

11148954_830835760336683_705108052_nNesta semana, a professora do curso de graduação em Tecnologia de Alimentos, Flaviana Almeida dos Santos, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), gravou uma videoaula sobre os atributos de qualidade dos alimentos.

A aula abordou sobre os atributos de qualidade, produção segura dos alimentos e como podem ser observados em uma empresa alimentícia.

Mas quais são esses atributos? A professora explica: “São três: físico-químico (acidez, gordura, proteínas, vitaminas, minerais, dentre outros) segurança alimentar (livre dos perigos de natureza: química, física e microbiológica) e sensorial (sabor, cheiro, textura, frescor, consistência, cor, tamanho e forma)”.

Para a gravação da videoaula o local escolhido foi uma das unidades do restaurante Hangai (são 4 unidades), localizado no São Luís Shopping, que tem como proprietário o empresário Luciano Lima.

“É com grande satisfação que abrimos as portas para a Universidade. Fico muito feliz por saber que somos uma empresa alimentícia bem vista no mercado. O restaurante produz comida oriental (japonesa) com alto nível de higiene alimentar. Que bom que a UEMA nos escolheu para mostrar a forma que trabalhamos para os seus alunos”, destacou Luciano Lima.

Já o chefe de Sushi, Frank Silva, falou como é o controle de qualidade no restaurante. “Aqui eu desenvolvo um trabalho de supervisão e acompanhamento do andamento da Ferramenta de Qualidade Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, a fim de garantir a qualidade dos alimentos e atender satisfatoriamente os nossos consumidores. Foi um para nós, profissionais do restaurante, participar da gravação e transmitir um pouco do nosso conhecimento”, disse.

A professora Flaviana ressaltou a importância da videoaula para melhor compreensão do tema pelos alunos. “Mostrar aos alunos como funciona na prática a profissão escolhida por eles é extremamente importante. Espero que a aula seja de muito aprendizado sobre os atributos e a qualidade dos alimentos”, disse.

Por: Paula Lima