Professora da UEMA cria formação pedagógica continuada por meio das redes sociais

Por em 16 de abril de 2015

Profa.Sannya

A professora Sannya Rodrigues

A professora Sannya Rodrigues, coordenadora Pedagógica de Design Educacional na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), participará, entre os dias 28 de abril e 07 de maio, da Jornada Virtual ABED de EAD – JOVAED, que trará esse ano o tema Inovação em Educação a Distância. A Jornada é direcionada para participantes de todo o Brasil e as atividades são oferecidas de forma online.

Dessa forma, de acordo com o projeto aprovado, a professora criou um Grupo no Facebook, que debate o seguinte tema: Professores e o B-Learning: O uso de redes sociais na formação pedagógica continuada, mostrando, assim, que as redes sociais também podem potencializar o aprendizado, visto serem espaços informais que permitem interação, autonomia e colaboração entre pares. Será, portanto, uma formação continuada de professores numa comunidade online para ajudar no planejamento de aulas semipresenciais ou b-learning, como é conhecida nas experiências europeias e norte-americanas. O público-alvo são professores do ensino superior ou que venha a lecionar nesse nível.

“Uma série de professores, hoje, se veem diante da necessidade de incorporar elementos da EaD na sua aula presencial, seja porque podem dispor de 20% da sua carga horária, seja porque começam a perceber as vantagens e potencialidades das tecnologias como ferramentas educativas. Inicialmente, montamos uma comunidade no Facebook que servirá para reunir professores para partilha e discussão sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Consideramos uma experiência de discussão partilhada e de produção de planos didáticos para o uso das TICs no apoio à fase à distância das disciplinas”, explica a professora.

A formação e discussões serão feitas da seguinte forma: Num primeiro momento será uma fase de apresentação da proposta da comunidade, com datas (assinaladas acima) e atividades e apresentação dos participantes e suas expectativas. Num segundo momento, será feita uma apresentação das implicações da modalidade b-learning e do uso de TICs na sala de aula. Num terceiro momento, contará com apoio teórico no planejamento de aulas para a fase à distância das disciplinas. Num quarto momento, inicia-se o período de produção de planejamentos das disciplinas incorporando a fase à distância. Este momento pode ser em co-autoria, onde os participantes poderão negociar os caminhos, decisões, conteúdos, recursos e plataformas escolhidas. Num último momento, partilharão os planos finalizados que receberão o feedback do coordenador da atividade e dos colegas, que poderão ter acesso depois de finalizado o plano.

“A comunidade pode ficar aberta para manutenção das discussões como local para disponibilizarem, se colocaram em prática o planejamento, quais as dificuldades enfrentadas, as ajudas que os pares podem dar, o feedback dos alunos quanto a esta nova metodologia e modalidade de aula. E, por fim, podemos reunir a avaliação da formação e das práticas com a inclusão da modalidade b-learning”, destaca a professora Sannya.

Orientações para inscrição e participação na atividade

Para participar, primeiramente o interessado deve acessar o site da JOVAED (http://www.abed.org.br/hotsite/jovaed-2015/pt/abed/) e efetuar a sua inscrição. Logo após deve adicionar a professora pelo e-mail: sannyafernanda@hotmail.com. Procure o grupo chamado Professores e B-learning (metodologia semipresencial): uso de redes sociais na formação pedagógica, cujo endereço é. TICs: https://www.facebook.com/groups/465027186981502/. Se você possui uma conta, receberá um convite para ser membro do grupo ou pode solicitar a inclusão como membro.

“Este é um grupo de discussão virtual para uma formação assíncrona. Portanto, estabeleça seu tempo de modo a ter uma participação focada e colaborativa. A seguir, vá ao post de boas-vindas no Facebook e apresente-se, comentando o mesmo. Faça uso do poder de publicação e partilhe dúvidas, ideias, links de sites interessantes que se relacionam com a temática do grupo. Pode, inclusive, convidar outras pessoas, desde que estas queiram aprender, partilhar experiências e informações, colaborar com as discussões. Pedimos que não coloquem posts pessoais, mantendo a natureza do grupo”, destaca, ainda, a professora.

Todos os professores da Universidade estão convidados a participarem da formação. Os participantes terão direito a certificado ao final do evento. Então, boas leituras, aprendizados, discussões e partilhas.

A Jornada é um evento online, aberto e gratuito organizado pela ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, que ocorrerá entre 27 de abril a 10 de maio de 2015. Envolverá diversas atividades síncronas e assíncronas em múltiplas plataformas, como: ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, blogs e microblogs, dispositivos móveis e webconferências, dentre outras. As atividades serão coordenadas por diversos profissionais que se destacam na prática e reflexão sobre EaD, no Brasil e no exterior.

Por: Paula Lima