Reitor reúne-se com secretários de Agricultura e de Planejamento

Por em 28 de abril de 2015

???????????????????????????????

O reitor Gustavo Costa, com os secretários de Agricultura, Márcio Honaiser e de Planejamento, Eduardo Beckman, e os professores Porfírio, Jucivan, Tadeu e Moura

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa recebeu, na tarde dessa segunda-feira (27), no gabinete da reitoria, o secretário de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, Márcio José Honaiser e o secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento do Estado, Eduardo Cássio Beckman Gomes, para discutir o Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) do Estado.

Ainda participaram da reunião, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), Porfírio Guerra; o diretor presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD), José de Ribamar Lisboa Moura; o coordenador do Núcleo Geoambiental (NUGEO) da UEMA, Jucivan Ribeiro Lopes; e o professor pesquisador do Curso de Biologia da UEMA,Tadeu Gomes Oliveira.

De acordo com o reitor Gustavo Costa, este é um trabalho que o Estado do Maranhão vem buscando meios de desenvolver já algum tempo e há uma decisão política do governador de realizar este estudo e fazer o Zoneamento, priorizando, no primeiro momento, a região amazônica. Vão desenvolver o trabalho as secretarias envolvidas, por meio da UEMA e da EMBRAPA. “Então, a Universidade e a EMBRAPA serão os braços técnicos da condução do Zoneamento”, declarou o reitor. E assegurou: “A UEMA, hoje, reafirma sua posição neste processo, compreendendo a importância do projeto para o Estado do Maranhão. Em breve vamos assinar o convênio com as secretarias de Estado, a EMBRAPA e a FAPEAD, de modo a tornar viável o financiamento do ZEE”, concluiu.

Na visão do secretário de Agricultura, Márcio Honaiser, a UEMA e a FAPEAD são fundamentais na estruturação de como o Zoneamento vai ser elaborado, para isso, vamos buscar parcerias com outros órgãos do estado. “O NUGEO e outros núcleos farão o levantamento das informações necessárias para que se faça esse Zoneamento e a FAPEAD vai ser a gestora financeira do programa como um todo”, afirmou.

Para o secretário Adjunto, Eduardo Bakcman, a UEMA é uma instituição importante neste processo porque tem vários profissionais que trabalham na área do Zoneamento Ecológico e Econômico. “Eles vão subsidiar os produtos a serem entregues por esse processo, sendo que isso é um planejamento territorial que vai dar ao estado uma melhor visão de suas áreas de desenvolvimento. Para isso, tanto o setor público como o privado vão pegar esse produto para desenvolver o estado futuramente”, disse.

O ZEE é um instrumento técnico-científico com base em estudos sobre o meio ambiente, sócio-econômicas e cultural de um território. Tem a função de normatizar e organizar as ações do Governo e da sociedade sobre o espaço geográfico; de caráter indicativo e propositivo; orientador do planejamento (Planos, Programas e Projetos). É, portanto, um instrumento de cunho estratégico, com abrangência no desenvolvimento dos diversos setores econômicos, considerando no seu contexto, os mecanismos de desenvolvimento sustentável.

O ZEE-MA tem por objetivo subsidiar as políticas públicas do território maranhense, em diversas dimensões e escalas, com vistas à implementação de um processo de desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentáveis. O Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Maranhão representa uma das principais necessidades para a gestão e o planejamento da política territorial do Estado. Os produtos dos trabalhos realizados (ou em execução no Estado) precisam ser estruturados em ambientes de fácil acesso e entendimento pelos diversos setores sociais, sendo que o Governo exerce uma posição destacada como cliente, devido ao seu papel em propor, implantar, monitorar e implementar as políticas públicas.

Por: Alcindo Barros

Foto: Alcindo Barros