Representantes da UEMA, SEDUC e SEMA discutem Educação Ambiental no Campus Paulo VI

Por em 29 de abril de 2015

IMG-20150429-WA0032

A professora Zafira com os representantes da Sema e Seduc

Na tarde desta quarta-feira (29), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), transmitiu uma Web Conferência para 30 polos da universidade, cujo tema foi “O Plano Estadual de Educação Ambiental: ações em curso”.

O evento é promovido pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão (CIEA), órgão composto pelas secretarias de Estado da Educação (SEDUC) e de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

A ação visa promover o intercâmbio de experiências e concepções para aprimorar a discussão acerca da Gestão da Educação Ambiental no Maranhão. A SEMA foi representada pela Superintendência de Educação Ambiental, a SEDUC pela Superintendência de Modalidades e Diversidades Educacionais e pela Supervisão de Temas Socioeducacionais e a UEMA pela Assessoria de Gestão Ambiental.

A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pela coordenadora da Assessoria de Gestão Ambiental da UEMA, Zafira da Silva de Almeida; pelo Superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais (SUPEMDE/SEDUC), Claudinei de Jesus Rodrigues; pela Superintendente de Educação Ambiental (SEMA), Ana Paula Rios de Melo e pelo Supervisor de Temas Socioeducacionais (SEDUC), Luís Câmara Pedrosa.

As apresentações ficaram a cargo da representante da SEMA, Tânia Maria do Nascimento; da representante da SEDUC, Cláudia Regina Silva; da representante da Educação Indígena/SEDUC, Ana Silvia Machado; do Supervisor de Temas Socioeducacionais (SEDUC), Luís Câmara Pedrosa e da Assessora de Gestão Ambiental da UEMA, Zafira da Silva de Almeida.

A Assessora de Gestão Ambiental da UEMA, Zafira da Silva de Almeida destacou que a parceria tem o objetivo de IMG-20150429-WA0035estruturar cada vez mais as ações voltadas para o meio ambiente. “Hoje temos a oportunidade de apresentar para todos os presentes os polos que a UEMA tem implantados nessa área, que muito tem contribuído ao longo desse tempo”.

Ela tratou do tema “Ações da UEMA no contexto do Plano Estadual de Educação Ambiental”, no qual apresentou as ações da Gestão Ambiental da UEMA, nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como os projetos desenvolvidos e as metas a serem alcançadas.

O Superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais, Claudinei de Jesus Rodrigues, falou da importância da escola nesse processo de conscientização do cuidado com o meio ambiente, destacando a necessidade de um trabalho contínuo, com debates e envolvimento dos diversos setores e classes da sociedade.

As conferências apresentaram as perspectivas que cada representante tem sobre a temática no Estado do Maranhão, enfatizando o Plano Estadual de Educação Ambiental, que vem nortear as ações desenvolvidas.

A ideia da Web Conferência é divulgar a política ambiental e o sistema estadual de educação ambiental para todo o Maranhão, ou seja, uma agenda do que foi pensado para trabalhar as questões ambientais nas escolas e deixar claro o trabalho em conjunto das duas secretarias em prol do meio ambiente.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Ferreira