UEMA inicia período de isenção da taxa do PAES 2016

Por em 16 de abril de 2015

Estão abertas as inscrições para a isenção da taxa do vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para o Programa de Acesso à Educação Superior (PAES), referente ao ano de 2016. A solicitação poderá ser feita, a partir do dia 27 de abril até o dia 22 de maio, sendo que a entrega da documentação poderá ser realizada até o dia 25 de maio.

O cadastro deverá ser feito com o preenchimento do formulário eletrônico disponível no endereço: www.vestibular.uema.br. Posteriormente, será disponibilizada a solicitação de isenção, que deverá ser impressa e entregue nos campi da Uema, na capital e no interior, juntamente com as cópias dos documentos exigidos. Em São Luís, há três postos de recolhimento: o Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), localizado no campus Paulo VI; o Centro de Ensino Liceu Maranhense, no Centro; e o Centro de Ensino Arnaldo Ferreira, na Cohab.

O processo é direcionado a pessoas de baixa renda, alunos oriundos de escolas públicas, servidores e seus dependentes, da UEMA.

A previsão para divulgação do resultado é dia 22 de junho, na página da Universidade. Não há limite de número de isentos, bastando que o candidato se enquadre nas exigências do Edital. Em 2014, em um total de 35.463 inscrições, cerca de 17 mil candidatos tiveram suas solicitações deferidas e 13.601 fizeram o PAES e foram beneficiados com a medida.

Os candidatos que tiverem suas solicitações aceitas devem ficar atentos ao período de inscrição no PAES, previsto para iniciar no mês de junho. O procedimento de isenção não dá direito à participação no vestibular, somente à dispensa da taxa.

“É importante alertar que essa solicitação de isenção não significa inscrição no PAES 2016, quando o resultado é divulgado, o candidato isento precisa, após a publicação do Edital do vestibular, inscrever-se para o processo. A partir dessa necessidade, estamos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (SEDUC), para que ela contribua na divulgação dessa informação em escolas públicas alcançando as unidades regionais no interior do Estado”, explica a presidente da Comissão de Concursos e Vestibulares da UEMA, Cristiane Miranda.

Além disso, acrescentou ela: “O candidato que solicitou isenção nos últimos quatro anos não precisa apresentar novamente os documentos. Ele apenas confirma ao acessar o sistema”.

Por: Karla Almeida