UEMA realiza o II Simpósio em História Contemporânea

Por em 14 de abril de 2015

IMG-20150414-WA0018

O professor Leandro Mendonça discute a importância de “novas autorias na arte” durante o evento

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN-UEMA), do Núcleo de Pesquisa e História Contemporânea (NUPEHIC-UEMA) e das Redes Proprietas (UFF), está realizando o II Simpósio em História Contemporânea, com o tema “Proprietas: Políticas Públicas e dilemas na sociedade contemporânea”.

O evento que irá até a próxima quinta-feira (16), está acontecendo no prédio de História, na Rua da Estrela – Centro Histórico, e tem como objetivo reunir pesquisadores e estudantes para fomentar as discussões acerca da ideia do bem comum, historicizando e problematizando a noção da propriedade individual, muitas vezes tomada como natural e absoluta.

De acordo com a coordenadora do evento e do NUPEHIC, professora Mônica Piccolo Almeida, que coordena também a rede Proprietas na região nordeste, esse ano, a temática do Simpósio trata sobre a questão da propriedade. “O objetivo é pensar a propriedade nas suas múltiplas dimensões, não há um corte cronológico, há uma discussão do que aconteceu no século XVIII, no século XIX e nos dias atuais”, disse Mônica.

IMG-20150414-WA0017

O público prestigiou o Simpósio

E destacou: “A Rede Proprietas é uma rede que articula pesquisadores de todo o país, de Portugal e dos Estados Unidos. Portanto, acrescenta a professora, o evento busca consolidar esta parceria entre NUPEHIC e a Rede”. Além da professora Mônica Piccolo, o Simpósio tem a coordenação da professora Marina Machado  (UERJ).

Durante a programação, estão sendo realizados minicursos, simpósios temáticos, mesas redondas e conferências, onde se aborda, de forma interdisciplinar, questões que perpassem as distintas dimensões em que a propriedade se apresenta, englobando tanto os bens tangíveis, como a propriedade fundiária, urbana e creditícia, quanto os intangíveis, como no caso das patentes de invenção, marcas e direitos autorais.

Na tarde desta terça-feira (13), foi debatido o tema “Novas autorias na arte”, na mesa redonda composta pelos professores, Ana Beatriz Cerbino (UFF); Jorge Cruz (UERJ) e Leandro Mendonça (UFF), sob a mediação do professor Allan Rocha (UFRRJ).

Segundo o professor Leandro Mendonça, da Universidade Federal Fluminense (UFF), é necessário que esses encontros reflitam em outros encontros para tratar sobre esse tema. E pontuou: “Nessa mesa redonda a minha abordagem é mais teórica, porém destaco que a arte é uma necessidade humana, seja comercial ou de difícil circulação, pois os objetos vão estar sempre à disposição de todos”.

No encerramento, o II Simpósio em História Contemporânea contará com a presença do professor Antônio Pedro Pita, da Universidade de Coimbra, que proferirá a conferência, finalizando as atividades.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Ferreira