Educação: Governo do Vietnã e UEMA visam estabelecer convênios e parcerias

Por em 15 de abril de 2015

4

A manhã desta quarta, 15, foi marcada pela visita do embaixador do Vietnã, Nguyen Van Kien, ao Campus da Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís. O embaixador vislumbra futuros convênios e parcerias entre o Vitenã e o estado do Maranhão, assim como o fortalecimento de laços de amizade com o Brasil.

Na área da educação, Nguyen Van Kien acredita que poderá ser firmado acordo de cooperação técnica entre as universidades vietnamitas e maranhenses, bem como a promoção de intercâmbio de conhecimento entre os estudantes.

Áreas de interesse mútuo, entre elas as áreas científica e cultural, serão identificadas em um grupo de trabalho que será constituído para delinear um futuro convênio de cooperação, afirmou o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

Ele acredita também que a presença do embaixador na Instituição é mais uma prova irrefutável da importância de aprimorar o relacionamento que deve haver entre países e universidade. “Hoje, necessariamente, nós devemos operar em rede para que consigamos alcançar resultados que melhorem a vida das pessoas e que tragam soluções úteis para o ambiente científico, tecnológico e inovação”, ratificou o Reitor.

A vinda do embaixador do Vietnã ao Maranhão foi uma iniciativa do Governo do Estado, que identificou uma grande potencialidade de cooperação com o país asiático

Educação do Vietnã no pós guerra

No período de 1959 a 1975, mais de 1  milhão de pessoas morreram durante a Guerra do Vietnã, vencida pelos comunistas. Há pouco menos de 40 anos, o Vietnã era uma nação pobre e analfabeta. Em 1992, 23% da população adulta do país não tinha nenhum nível de instrução — atualmente esse percentual é inferior a 1%.

Porém, “em um período relativamente curto o Vietnã conseguiu alcançar excelentes índices econômicos e de desenvolvimento social. Mas, destaco aqui os índices educacionais do Vietnã, que são admiráveis”, ressaltou Gustavo Pereira da Costa.

No último Programme for International Student Assessment – Pisa, um exame internacional que mede a qualidade da educação no ensino médio, o Vietnã aparece em oitavo lugar na área de ciências, à frente da Alemanha, do Reino Unido e dos Estados Unidos — no mesmo teste, o Brasil ocupa a 59ª posição entre os 65 países que participaram. Na prova de matemática, os vietnamitas ficaram em 17º lugar (oecd.org/pisa/)

Esta forte política educacional, que é refletida nas colocações de destaque o que país ocupa hoje, foi sublinhada pelo embaixador vietnamita. “Temos quatro princípios norteadores em nosso país que são: educação, segurança, comércio e indústria; sem o alto investimento neles e principalmente na área da educação, nenhum país consegue se desenvolver”, frisou Nguyen Van Kien.

O compartilhamento de tecnologia e experiência de outros países que tenham alcançado esses níveis, graças a investimento que foram feitos em educação e tecnologia é de total interesse do Estado e da UEMA, como afirmou o Reitor, Gustavo Pereira da Costa.

“Eu tenho a convicção que estamos vivendo, no estado do Maranhão, um momento propício para esse tipo de relação. A Universidade coloca-se em inteira disposição nesse processo que será construído. O acordo será o ponto final do processo, antes disso iremos nos reunir, conversar, nos conhecer institucionalmente para então podermos efetivamente nos conveniar em projetos concretos que tragam benefícios para o nosso estado e também para o Vietnã”, concluiu o Reitor.

Por: Walline Alves

Fotos: Edson Ferreira

Fotos da Visita

Comitiva do embaixador do Vietnã, Reitor e Vice-Reitor da UEMA e representantes da Sectec