Abertura da IV Semana de Física na UEMA

Por em 5 de maio de 2015

IMG-20150504-WA0004

Na mesa de autoridades estiveram os professores Andrea de Araújo, Ana Lúcia, Márcio Tavares, Maria de Fátima Salgado e o aluno Giovanni Araújo

Na tarde de ontem (4), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizou a abertura oficial da IV Semana de Física no auditório do Curso de Biologia, Campus Paulo VI, com o tema central: “Tempos Modernos: Novos Desafios à Luz da Física”.

Participaram da mesa diretora dos trabalhos a pró-reitora de Graduação (PROG), Andrea de Araújo, representando o reitor Gustavo Pereira da Costa; a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Ana Lúcia Duarte; o diretor do Curso de Física e organizador da Semana, Márcio da Silva Tavares; a coordenadora do Laboratório de Materiais e Divulgação Científica do Curso de Física do CESC, Maria de Fátima Salgado; e o membro do CA de Física da UEMA, Giovanni Rodrigues Araújo.

Muito contente com as novas propostas do Curso de Física na UEMA, a professora Andrea de Araújo declarou: “Entendo que nesta edição da Semana, temos muita interação com professores e estudantes não só da capital, mas também do continente, temos a participação das instituições co-irmãs, como a UFMA e o IFMA e, ainda, das universidades do Rio Grande do Norte, de Campinas, e de Brasília, a UNB. Com isso, percebemos o amadurecimento não só da equipe de organização, mas da proposta de trazer essa discussão dos tempos modernos, no compartilhamento de novos desafios à luz da física, mesclando com esses convidados de notório saber na área, com as pratas da casa”, disse. E acrescentou: “Entendo que a UEMA mostra realmente um grande fortalecimento no Curso de Física, o que é importante dentre as licenciaturas”.

Conforme explica o professor Márcio Tavares, a Semana tem como objetivo fazer uma integração da universidade com a comunidade não acadêmica, trazendo alunos das escolas adjacentes e do ensino médio de toda São Luís, bem como os alunos que estão vindo de Caxias, de Esperantinópolis e de outros lugares. “Nossa intenção é oportunizar aos estudantes acesso a professores de renome nacional e internacional e oferecer a neles o conhecimento do que estamos fazendo em termos de pesquisa no campo da física atualmente”, declara.

Tainar Costa Menezes, do 6° do período Curso de Engenharia de Produção, falou da importância de acompanhar as discussões da semana. “Para mim é muito interessante participar deste evento, porque tem muito a ver com o meu curso e, além disso, novos conhecimentos vêm melhorar o meu currículo. Eu quero abrir outros caminhos que ainda não conheço da física”.

A Física, hoje, constitui uma das ciências mais consolidadas que, através dos séculos, tem colocado o homem em patamares cada vez mais sólidos acerca do entendimento da natureza e do ser humano. Ela está sempre presente na vida das pessoas, com fenômenos e aplicações inerentes a seu domínio. É fato consolidado que, pelas pesquisas em física, tem-se atingido inúmeros avanços na sociedade. Como prova disso, pode ser citado o ensino de física que se mostra como tema de primordial importância no intuito de preparar os jovens para o ramo da pesquisa; outro tema de interesse tangente são as pesquisas e as aplicações da física nos sistemas biológicos, áreas que têm atraído muita atenção de pesquisadores no Brasil e no mundo.

por: Alcindo Barros

foto: Edson Ferreira