ABRUEM faz abertura do 56º Fórum de Reitores

Por em 28 de maio de 2015

???????????????????????????????

A professora Adélia Pinheiro fala na abertura do Fórum de Reitores, no Rio de Janeiro

Teve início oficialmente, na noite de ontem (27), o 56º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), no salão de eventos do Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana-RJ, com a participação do vice-reitor Walter Canales, dos pró-reitores Andréa de Araújo (PROG) e Gilson Mendonça (PRA), bem como do ex-reitor José Augusto Silva Oliveira, que foi homenageado com a medalha e o diploma de sócio honorário da ABRUEM.

Com o tema central “Ciência, Tecnologia e Inovação: desafios e perspectivas no contexto atual”, a mesa de autoridades foi composta pela presidente da ABRUEM, Adélia Maria Carvalho Pinheiro (Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz); do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Reis Ferreira; do vice-presidente da ABRUEM, Aldo Nelson Bona, (reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná); do reitor da Universidade do Norte Fluminense-RJ, Silvério de Paiva Freitas; do reitor do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste-RJ, Alex da Silva Sirqueira; do representante do Ministério da Educação, Dilvo Ristoff; do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Inácio Arruda; do cônsul geral do Canadá, San Jeev Chowdhvry; e do reitor da UNIRIO e presidente do CRUB, Luiz Pedro San Gil.

O professor Walter faz intervenção durante os debates no Fórum

Em suas palavras, durante a abertura do evento, a professora Adélia falou que as discussões do Fórum objetivam fortalecer a educação no Brasil. “Temos grandes desafios que se projetam para o futuro, diante da crise que se apresenta e, diante isso, precisamos trabalhar fortemente para que não percamos de vista a qualidade não só na educação superior, mas também na educação básica”, refletiu a presidente.

O professor Dilvo Ristoff, do MEC, em seu discurso, fez um registro importante do aumento das matrículas na educação superior e básica nas universidades brasileiras. Segundo ele, as instituições que integram a ABRUEM, são responsáveis por uma parcela significativa dessa inclusão.

Já o professor Alex Sirqueira, um dos anfitriões do Fórum, além de agradecer a participação de todos, qualificou o momento enfatizando a importância dos debates e troca de experiências para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão nas universidades envolvidas. “É um prazer sediar o Fórum Nacional de Reitores no Rio de Janeiro. Esta é uma ocasião profícua e inequívoca para a troca de experiências”, declara Alex.

???????????????????????????????

O ex-reitor José Augusto, depois de receber medalha e diploma de sócio honorário da ABRUEM, aparece ao lado do vice-reitor Walter Canales, da professa Grete Pflueger e da presidente da ABRUEM, Adélia Pinheiro

A ABRUEM trabalha em prol da melhoria do ensino superior público brasileiro, e os fóruns são uma oportunidade de discussão de temas importantes para as instituições de ensino superior públicas estaduais e municipais.

O Fórum Nacional de Reitores é uma promoção da ABRUEM, com a realização da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), e do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO).

Por: Alcindo Barros

Fotos: Alcindo Barros