Campanha “Adote uma caneca” será lançada pela Assessoria de Gestão Ambiental da UEMA

Por em 29 de maio de 2015

campanhacaneca Com o intuito de reduzir os impactos ambientais negativos, causados pelo uso de copos plásticos descartáveis, que geram grande volume de resíduo sólido, além de estimular a aquisição de hábitos que contribuam para uma mudança de mentalidade na comunidade acadêmica, a Assessoria de Gestão Ambiental da UEMA (AGA) elaborou e vem desenvolvendo o projeto “Adote uma caneca”.

O projeto visa à disseminação da consciência sustentável, substituindo a utilização dos copos descartáveis por canecas duráveis, como forma de reduzir a geração de resíduos e o consumo de materiais. A ação promoverá a substituição gradativa do uso de copos descartáveis nas dependências da Universidade.

O lançamento da campanha “Adote uma caneca”, será realizada no dia 03 de junho, no Restaurante Universitário e tem como objetivo reduzir o grande volume de lixo resultante do uso desenfreado de copos descartáveis. Vale destacar que a decomposição do plástico no ambiente é de 200 a 450 anos, e, mesmo que ele seja reciclado, existem opções melhores que contribuem para a redução de lixo no planeta. As canecas são uma boa alternativa!

desperdício

Posteriormente o projeto será ampliado para os demais setores da Instituição e a intenção é que gradativamente o uso das canecas duráveis seja uma realidade em todas as dependências da universidade, incentivando toda a comunidade da UEMA a incorporar o hábito de utilizar canecas duráveis em suas rotinas.

Segundo a Assessora de Gestão Ambiental, Zafira Almeida, a AGA/UEMA pretende, com mais esta ação, incentivar a aquisição de hábitos socioambientais que possam contribuir diretamente para a redução do volume de resíduos gerados na Universidade.

“A AGA almeja além de diminuir a redução de resíduos, desenvolver uma sensibilização na comunidade acadêmica, para o cuidado com o ambiente e com as questões socioambientais e estimular uma mudança de mentalidade em relação as suas responsabilidades enquanto consumidores e geradores de resíduos”, afirmou a Assessora.

Por: Polyanna Bittencourt