CLA realiza palestra na UEMA

Por em 19 de maio de 2015

phoca_thumb_l_dscn2860Com o objetivo de divulgar o trabalho no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e as formas de ingresso na Força Aérea Brasileira, será realizada uma palestra no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Campus Paulo, no próximo dia 21, às 9h, para alunos e professores da UEMA.

De acordo com o diretor do CLA, Cel. Aviador Cláudio Olany de Oliveira, o evento visa, ainda, contribuir para o desenvolvimento profissional e, além disso, oportunizar aos estudantes das áreas de extas e humanas novas possibilidades no mercado de trabalho.

CONHEÇA O CLA – Poucos são os países que conseguem reunir, em uma só região, as características requeridas para um centro de lançamento de grande porte, onde se desenvolvem operações de considerável risco. Muitas vezes, os atributos são contraditórios entre si, tais como os mandatórios, do ponto de vista de segurança, e os desejáveis, pelas questões de logística.

A posição geográfica, estratégica e privilegiada, do Centro de Lançamento de Alcântara – CLA, a 2º18′ sul da linha do Equador, é um dos fatores preponderantes para a operação de veículos suborbitais (foguetes de sondagem) e satelizadores

Esta condição possibilita aproveitar, nos lançamentos em órbita de baixa inclinação (próximas à equatorial, como demanda a grande maioria dos satélites de comunicação), o ganho de energia relativo à velocidade tangencial proporcionada pela rotação da terra. Além disso, mesmo para outras órbitas inclinadas, a situação dos centros mais próximos ao Equador é mais favorável do que a dos situados mais ao norte, que levam a um maior dispêndio de energia para as necessárias manobras.

por: Alcindo Barros