Editora UEMA lança livros em solenidade na Casa do Maranhão

Por em 25 de maio de 2015

unnamed (2)A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, na noite da última sexta-feira (22), na Casa do Maranhão (Praia Grande), o lançamento de 25 livros com o selo da Editora UEMA.

Participaram da solenidade o vice-reitor da UEMA Walter Canales Sant’Ana, representando o reitor, Gustavo Pereira da Costa; os pró-reitores, de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; de Graduação, Andrea de Araújo e de Administração, Gilson Mendonça; o chefe da Divisão de Editoração da UEMA, Alan Kardec Gomes Pachêco Filho; o presidente da FAPEMA, Alex Oliveira; além dos autores das obras, pesquisadores, professores, assessores, alunos e convidados.

A autora, Tatiana Raquel Reis Silva, discursou em nome de todos os autores presentes, “é enorme a satisfação em participar do lançamento dessas obras produzidas por pesquisadores de todo o Maranhão. Em nome de todos, agradeço a Editora UEMA que está contribuindo com a publicização dessas produções intelectuais”.

O chefe da Divisão de Editoração da UEMA, Alan Kardec Gomes Pachêco Filho, destacou que a Editora está cumprindo seu papel na difusão da pesquisa que é realizada na universidade. “Nós, temos o interesse que a UEMA conheça sua Editora e, por isso, estamos com essa política de divulgação de produções da comunidade acadêmica”.

O vice-reitor, Walter Canales, enfatizou a importância do momento, “é, por meio dos livros, que a UEMA tem a oportunidade de divulgar para a sociedade, as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes da comunidade acadêmica nas suas diversas áreas”.

Na ocasião, os alunos do Curso de Música da UEMA fizeram o acolhimento dos convidados. Além disso, foi apresentado um vídeo institucional sobre a importância da leitura.

Os livros são frutos de pesquisas desenvolvidas por professores/pesquisadores da Instituição, por meio de iniciação científica, extensão e pós-graduação, além de pesquisadores de outras Instituições.

Com o lançamento dos livros, a Universidade visa atender à comunidade acadêmica, difundindo o conhecimento para além dos Campi.

As obras abordam temas diversos que vão desde química ambiental até a formação do professor de Educação Infantil no contexto das políticas educacionais. Das 25 obras lançadas este ano, dezoito foram produzidos por professores da UEMA e sete são de pesquisadores, em geral.

Com a função de incentivar e promover a divulgação científica, acadêmica e cultural, a Editora UEMA já publicou desde sua criação, em 1996, mais de 180 títulos como forma de difusão de conhecimento produzido pelas Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Maranhão.

As obras lançadas pela Editora foram:unnamed (1)

RECURSOS HÍDRICOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: experiências maranhenses

Autores: Luiz Jorge Bezerra da Silva Dias (Org.), Luiz Carlos Araújo dos Santos e Ronaldo dos Santos Barbosa

QUÍMICA AMBIENTAL: uma abordagem introdutória e generalista

Autor: Alessandro Costa Silva

RISCOS E POLÍTICAS PÚBLICAS DO HABITAT NOS MANGUEZAIS EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Autor: José Bello Salgado Neto

AS PRÁTICAS CURRICULARES NA DIMENSÃO ESCOLAR: os desafios cotidianos da contextualização na construção social do conhecimento

Organizadores: Sandra Regina Rodrigues dos Santos e Jêisel Raimundo Nonato Pires Carvalho

ENADE – EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES: a gestão acadêmica usa seus resultados?

Autora: Ana Lúcia Cunha Duarte

SEXUALIDADE E COR: dinâmicas da prostituição feminina nas áreas centrais da cidade de São Luís, Maranhão

Autora: Tatiana Raquel Reis Silva

O CONFRONTO ENTRE THOMAS KUHN E IMRE LAKATOS SOBRE A RACIONALIDADE CIENTÍFICA