Pró-reitor de Planejamento reúne gestores da UEMA para a construção do PDI

Por em 7 de maio de 2015

IMG-20150507-WA0011

O vice-reitor Walter Canales, e o pró-reitor de Planejamento, Roberto Serra abrem as discussões sobre o PDI

A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) iniciou, na tarde de ontem (6), na sala de reuniões da reitoria – Campus Paulo VI, uma série de reuniões com gestores da instituição para a discussão e construção do Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade.

Participaram da reunião o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’Ana; o Pró-Reitor de Planejamento, Roberto Serra; integrantes da Comissão Executiva do PDI e gestores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

Na oportunidade, o professor Walter Canales disse: “Espero que hoje seja uma tarde bastante produtiva para todos. O trabalho para a construção do PDI será agora, direcionados por uma equipe da PROPLAN, para uma posterior implantação. O processo já está em andamento e, hoje, tem início mais uma etapa, com a realização de diversos encontros como este, para o desenvolvimento de planos de ações”.

O Pró-Reitor de Planejamento, Roberto Serra, iniciou os trabalhos da tarde destacando: “Esse é um momento marcante na história da UEMA, momento de repensarmos, realinharmos e redefinirmos planos em favor da nossa instituição. É o momento de construirmos coletivamente nosso PDI, atrelado a uma série de elementos de cunho estratégico para definir os passos da UEMA”.

IMG-20150507-WA0000

O pró-reitor Roberto Serra comanda a reunião com diretores de Centro e professores

“Inauguramos esse processo com o CCT e o CCSA, e posteriormente, serão realizadas outras reuniões com os gestores dos demais centros, a fim de mobilizar e sensibilizar a comunidade universitária da importância de se repensar o planejamento institucional. O objetivo é que a PROPLAN acompanhe a situação de cada centro, estabelecendo metas e organizando ideias, com intuito de oferecer instrumentos de trabalho para os gestores, em um movimento de integração na universidade”, enfatizou Roberto Serra.

As reuniões de Planejamento serão realizadas todas as semanas do mês de maio e acontecerão nos Centros de Ciências, em São Luís, em alguns Centros do continente e na sala de reunião da reitoria, com a presença de diretores de centro, de curso, chefes de departamento e uma equipe da PROPLAN.

Esses encontros serão realizados para apresentação de como o PDI se desencadeará, discutir e traçar planos de ações de aplicação imediata, fundamentados na ferramenta de gestão do Balanced Scorecard (BSC), a fim de subsidiar os gestores com orientações mínimas para a construção de planos de gestão dos centros.

hoje (7), será a vez do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (CESSIN) e na sexta-feira (8), do Centro de Estudos Superiores de Bacabal (CESB).

Essa sequência de reuniões culminará com a realização de um evento, em junho, composto de palestras, painéis, mesas redondas, com a presença de convidados de renome para discutir e debater o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UEMA.

por: Karla Almeida

fotos: Edson Ferreira