PROG retoma atividades de autoavaliação

Por em 6 de maio de 2015

IMG-20150506-WA0020A Pró-Reitoria da Graduação (PROG), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por intermédio da Divisão de Acompanhamento e Avaliação do Ensino (DAAE/CTP), retoma suas atividades em 2015, destacando as seguintes atribuições em fase de execução: 1. Relatório propositivo sobre retenção e evasão nos cursos de graduação presencial na Universidade Estadual do Maranhão; e 2. Institucionalização da autoavaliação dos cursos de graduação presenciais com respectiva implantação dos instrumentos avaliativos on-line.

A pró-reitora de Graduação, Andrea de Araújo, informa que o relatório propositivo de retenção e evasão foi elaborado pela Divisão de Acompanhamento e Avaliação do Ensino (CTP/PROG) no período de fevereiro a abril de 2015, tendo como finalidade identificar o número de alunos evadidos e retidos, considerando o sistema acadêmico da Universidade Estadual do Maranhão, bem como propor ações proativas de minimização da retenção e evasão.

No que diz respeito à institucionalização da autoavaliação dos cursos de graduação presenciais, a pró-reitora explica que foi criada uma comissão para elaboração da proposta piloto de autoavaliação dos cursos de graduação da UEMA, formada pela pró-reitora de Graduação, professora Dra. Andréa de Araújo; pela professora Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra (UEMANET); pelo professor Dr. José Fernando Rodrigues Bezerra (DAAE); pela professora Dra. Quésia Duarte da Silva (Darcy Ribeiro); pela professora Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues (UEMANET); pela professora Dra. Sandra Imaculada Moreira Neto (PPG); pelo professor Dr. Francisco Nóbrega dos Santos (CPA); e pela professora Msc. Conceição de Maria Coelho Bandeira de Melo (DEFIL).

A proposta de autoavaliação do ensino, já foi enviada aos Centros da UEMA no dia 15 de abril, para consulta, com devolução no dia 31 de maio de 2015, visando implantação dos instrumentos a partir do 2º semestre de 2015. Atualmente, a DAAE é chefiada pelo professor Dr. José Fernando Rodrigues Bezerra, que tem como técnica-administrativa Regina Célia Campos e estagiário Rodrigo Martins Azevedo.