PROPLAN dá continuidade às reuniões com gestores da UEMA para a construção do PDI

Por em 12 de maio de 2015

proplan

O reitor Gustavo Costa, o pró-reitor Roberto Serra, diretores de centro e assessores discutem a construção do PDI da UEMA

A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, na tarde de ontem (11), na sala de reuniões da reitoria – Campus Paulo VI, uma reunião com gestores da instituição para a discussão e construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade.

Participaram da reunião o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o Pró-Reitor de Planejamento, Roberto Serra; integrantes da Comissão Executiva do PDI e gestores do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro (CESP); de Pedreiras (CESPE); de Codó (CESCD); de Grajaú (CESGRA) e Zé Doca (CESZD).

Na oportunidade, o reitor Gustavo Costa destacou, “o PDI é uma exigência legal que possibilitará instrumentar todas as políticas da instituição e fornecer elementos para resolver questões de grande importância e de diversas naturezas. Temos que ter a clareza do que queremos construir, de forma participativa e dinâmica. A grande riqueza desse momento é o planejamento e o percurso de conhecermos mais nossa universidade. Estamos em um processo evidente de maturidade acadêmica, não percamos a enorme oportunidade de redirecionar os olhares para o futuro e sonhar com uma universidade ideal”.

E enfatizou: “Temos um trabalho profícuo, a ser construído ao longo dos próximos meses. O PDI será feito por nós, com a nossa cara, com desejos possíveis e com um pensar e fazer coletivo. Esse é o momento, o fórum e o espaço para essa mudança”.

O pró-reitor de Planejamento, Roberto Serra, disse: “Não dá para pensar em uma universidade sem fazer o planejamento. É necessário retomar esse processo, acabou o tempo de improvisos, as ações devem ser programadas e articuladas”.

“O objetivo é mobilizar e sensibilizar a comunidade universitária da importância de se repensar o planejamento institucional. A PROPLAN irá acompanhar a situação de cada centro, estabelecendo metas e organizando ideias, com o intuito de oferecer instrumentos de trabalho para os gestores, em um movimento de integração na instituição”, enfatizou Roberto Serra.

As reuniões de Planejamento serão realizadas todas as semanas do mês de maio e acontecerão nos Centros de Ciências, em São Luís, em alguns Centros do continente e na sala de reunião da reitoria, com a presença de diretores de centro, de curso, chefes de departamento e a equipe da PROPLAN.

Esses encontros serão realizados para a apresentação de como o PDI se desencadeará, discutir e traçar planos de ações de aplicação imediata, fundamentados na ferramenta de gestão do Balanced Scorecard (BSC), a fim de subsidiar os gestores com orientações mínimas para a construção de planos de gestão dos centros.

Essa sequência de reuniões culminará com a realização do I Simpósio de Planejamento Institucional que acontecerá nos dias 15 e 16 de junho, com a realização de palestras, painéis, mesas redondas e com a presença de convidados de renome para discutir e debater o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UEMA. O objetivo será discutir novas perspectivas para o ser universidade no século XXI.

por: Karla Almeida

foto: Edson Ferreira