UEMA assina Acordo de Cooperação Internacional com Universidade da Geórgia-EUA

Por em 4 de maio de 2015

No final do mês de abril, o reitor Gustavo Pereira da Costa, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e o reitor Jere W. Morehead, da Universidade da Geórgia (UGA) E.U.A, concluíram o processo de assinaturas do Acordo de Cooperação Internacional, que visa estabelecer um abrangente convênio institucional entre as duas instituições.

De acordo com o assessor de Relações Internacionais do Gabinete da Reitoria, Thales Andrade, no documento devidamente assinado consta que as instituições desejam engajar em acordo de cooperação educacional, serviço e atividades de pesquisa, para o beneficio mútuo de ambas as partes.

Ele ainda explica que, entre outras atividades, as duas universidades irão juntas desenvolver programas de cooperação educacional e pesquisa para professores e estudantes das duas instituições dentro da estrutura deste acordo. O professor acrescenta que atividades colaborativas a serem realizadas neste acordo podem incluir intercâmbio de professores e estudantes, programas de pesquisas colaborativas, seminários, workshops, e programas de serviço.

Veja o documento no link abaixo

Conheça a motivação da parceira

A UEMA iniciou contatos com a UGA por meio da Universidade do Arizona (U of A).  Em 2012, a nossa instituição trouxe o Prof. Timothy Finan, Ph.D. para conhecer a nossa instituição e se reunir com a nossa gestão superior. Em 2013, foi possível concluir assinatura de uma abrangente convênio entre a UEMA e UofA, o qual estimulou/possibilitou, ainda em 2013, mobilizar cinco professores de referência de cada centro acadêmico da U of A para participarem do 1o Workshop Internacional de Cooperação de Pesquisa e Educação entre a UEMA e a U of A (UEMA_UofA@13’).

Este evento foi suportado pela UEMA e passagens patrocinadas pela FAPEMA (Edital AREC 00453/13). Durante os diferentes oficinas realizadas no UEMA_UofA@13’, foi possível identificar um grupo de princípios comuns entre as instituições que visam guiar  futura colaborações e três necessidades primárias desenhadas a gerar capacidade e maximizar pesquisas futuras. Isto incluíram: a) Desenvolvimento de proficiência em Linguagem, b) mobilidade/intercâmbio para desenvolvimento profissional, e c) linhas interdisciplinares de pesquisa.

Durante o desenrolar dos esforços acima mencionados, esteve participando, ao lado do Prof. Timothy Finan, o Prof. Donald Nelson, Ph.D., Professor Assistente, do Departamento de Antropologia, da Universidade da Geórgia, que é ex-aluno do Prof. Timothy Finan e ex-colega de doutoramento do Prof. Thales Passos de Andrade Ph.D., sinalizou interesse em direcionar esforços para integrar a UGA ao convênio com a UEMA. Neste dia nasceu uma grande motivação em estabelecer o 1° Consórcio Internacional de Cooperação de Pesquisa e Educação entre as três universidades citadas para ações oportunas. Ainda em 2013, o Prof. Donald Nelson enviou a aluna Emily Honton, doutoranda em antropologia na UGA, para a nossa instituição, a qual permaneceu por um período de três meses e sob a supervisão do Prof. Thales. Durante este período, a mesma esteve em interação com estudantes da U of A (Luminitta Mandache e Roly Teko Foly) e com nossos estudantes e professores, além de apoiarmos em viagens de campo, hospedagem de intercâmbio em residências de estudantes e professores, como também a nossa instituição também havia viabilizado um curso de Português ministrado pela Professora Dra. Maria José de Nelo do Departamento de Letras (CI-N 41/2013 CECEN).

Em 2014, quatro atividades foram relacionadas com a UGA: 1) No dia 02 de junho de 2014, entramos com processo formal para assinatura da minuta de convênio, entre a UEMA e a UGA, (Proc. 0137316/2014), 2) Novamente, recebemos a discente Emily Horton por um período de dois meses. Nesta oportunidade, a Srta. Emily Horton recebeu uma carta da PPG, onde obteve permissão para utilizar o nosso campus universitário como base para realizar atividades de pesquisa. Em particular, o Laboratório de Ecologia Aquática e Pesca esteve servindo como sua base principal, a partir do qual ela começou a realizar uma pesquisa relacionada com “os meios de vida, conhecimento, e gestão da pesca na Reserva Extrativista de Cururupu” para realização de trabalhos de pesquisa de doutorado e ficando sob co-cutela da Profa. Dra. Raimunda Fortes e da Profa. Dra. Zafira de Almeida ; 3) Para nossa felicidade, foi possível que a nossa discente do mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca, Srta. Débora Batista Pinheiro Sousa se deslocasse para passar dois meses em programa de Inglês e atividades de pesquisa na UGA. Na oportunidade, conseguimos viabilizar professores interessados em orientá-la para o programa de doutorado na instituição estrangeira. Os recursos de mobilidade foram de um edital da FAPEMA e o curso de Inglês foi custeado pela própria discente da UEMA, 4) Viabilização de projeto de Extensão em comunidades pesqueiras marinhas de Araioses e Agua Doce aprovado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) projeto que pretende-se ter a participação dos consultores externos da equipe do Prof. Timothy Finan (UA) e do Prof. Donald Nelson (UGA).

Finalmente em 2015, o Prof. Thales Andrade e o Prof. Donald Nelson se reuniram na cidade de Fortaleza (CE), a fim de tratar de detalhes correlatos a reativação de assinatura deste abrangente convênio e firmar parcerias entre ambas as instituições e encurtar as relações onde o intercâmbio de educação e pesquisa de discentes, técnicos e docentes se tornem normais e bastante produtivos.

por: Alcindo Barros