Abertura das inscrições do PPGeo

Por em 8 de junho de 2015

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA) torna público, para conhecimento dos interessados, que no período de 08 de junho a 10 de julho de 2015, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, NATUREZA E DINÂMICA DO ESPAÇO (PPGEO), para o curso de MESTRADO. As inscrições estão sendo efetuadas na secretaria do PPGEO, na sala do DHG/CECEN/UEMA, no Campus Universitário Paulo VI, de segunda à sexta-feira, nos horários de 9h00 às 12h e das 14 às 18h. Para o ano de 2015 serão oferecidas 11 (doze) vagas.

Clique aqui e acesse o edital

Figura com o local de inscrições do PPGeo:

local-ppgeo

O CURSO DE MESTRADO EM GEOGRAFIA

Os estudos geográficos serão de fundamental importância para a compreensão das dinâmicas espaciais urbanas e rurais que veem se desenrolando no Maranhão em função de políticas governamentais de incentivo ao desenvolvimento de projetos industriais, minerais e do agronegócio. A apropriação do espaço por atividades econômicas de grande impacto desencadeia transformações na dinâmica de processos naturais como os referentes a dinâmica das águas e no movimento de massas por exemplo, bem como, sobre a relação da sociedade com a natureza, gerando movimentos populacionais na cidade e no campo capazes de ordenarem uma série de transformações territoriais e na paisagem. É diante desta atual conjuntura do Estado, uma realidade pouco estudada e pesquisada, que esta proposta de mestrado se consubstanciará. Assim, se propõe duas linhas de pesquisas para direcionarem as atividades, uma na área de dinâmicas da natureza e sua conservação e outra sobre produção do espaço e do desenvolvimento territorial.

Linhas de Pesquisa
Dinâmica da Natureza e Conservação
Aborda os temas específicos sobre os aspectos que compõe a natureza, através de estudos em Geomorfologia, Pedologia, Bacias Hidrográficas, Planejamento e Conservação ambiental. Fundamenta-se em teorias gerais da abordagem físico-ambiental da natureza, contemplando a análise das paisagens, o mapeamento de fenômenos geográficos o desenvolvimento de técnicas e métodos específicos da análise ambiental, além de favorecer pesquisa em escala regional e local. Atende as necessidades de fundamentação ao planejamento e gestão dos recursos, sobretudo aqueles causadores de conflitos de uso, como a água por exemplo.

Dinâmica do espaço: urbano e rural
Estrutura-se a partir dos temas específicos da produção do espaço na contemporaneidade, observando as práticas sócio-espaciais no urbano e no rural, geradoras de novos ordenamentos urbanos, criando múltiplas faces nas cidades que merecem ser investigadas diante da necessidade de pensar um espaço igualitário, acessível, com valorização do sujeito social. No rural a produção do espaço, deve ser entendida sob o ponto de vista da integração com o urbano e inserção da população rural nos novos processos econômicos instalados nesta área e seus efeitos sobre o mercado de trabalho, a produção de novas territorialidades e os problemas agrários.