Assessoria de Gestão Ambiental da Uema promove Semana de Meio Ambiente com ações e convênios

Por em 3 de junho de 2015

convenioCom o tema “Adote uma postura sustentável. Afinal, todo dia é dia do ambiente”, a Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) realizou durante toda esta quarta (03), uma série de atividades para celebrar a Semana do Meio Ambiente na UEMA (SEMEIA).

Logo no início da manhã, os motoristas que entravam na Universidade receberam lixeiras automotivas. A ação, segundo o acadêmico do curso de Geografia e estagiário da AGA, Regis Vercauteren de Souza Castro, tem como objetivo desenvolver a sensibilidade na sociedade para as questões ambientais. “Essa ação surgiu porque a AGA tem como meta desenvolver um sistema de gestão ambiental e, associada a esse sistema, práticas voltadas para sustentabilidade, além de incentivar as pessoas a adotar práticas sustentáveis”, afirmou.

Ainda durante a manhã, foi a realizada a assinatura do termo de cooperação para aproveitamento de resíduos orgânicos do Restaurante Universitário (RU), em parceria com a Fazenda Escola, Prefeitura de Campus, Núcleo de Estudos e Pesquisas de Ruminantes Domésticos e o Instituto Municipal de Paisagem Urbana.

Com o projeto, a Universidade visa que o produto gerado no Restaurante Universitário seja encaminhado para produção de adubo orgânico.  “A fazenda escola tem uma demanda muito grande de composto orgânico, pois produzimos mudas, fazemos hortas para aulas práticas, e pesquisas, toda essa matéria-prima dentro da Universidade não era utilizada. A ação contribui para diminuir o lixo orgânico e, consequentemente, a degradação ambiental”, declarou o professor Júlio Cesar de Sousa Martins, gerente da Fazenda Escola.

A Fazenda Escola disponibilizou cerca de 175 mudas de jambo, pêra vermelha, açaí, goiaba, salamandra, ipê branco, rosa e ipê branco do cerrado para doação aos estudantes e funcionários na entrada do RU.

Na oportunidade, também foi lançada a campanha “Adote uma caneca” para diminuir o volume de lixo resultante do uso de copos coposdescartáveis, além de conscientizar os frequentadores do RU sobre os impactos ambientais negativos desse tipo de resíduo.

Durante a tarde, a assessora de Gestão Ambiental, Zafira da Silva Almeida, assinou uma declaração de doação de bônus de energia, garantido pelo convênio com a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), por meio do projeto ECOCEMAR; para a Fundação Antônio Jorge Dino, instituição escolhida para receber a bonificação durante um ano. Para isso, a AGA, vem realizando desde o começo do ano, o projeto “Nosso Papel”, que consiste no recolhimento do papel utilizado em todos os prédios do Campus Paulo VI e que é entregue ao ECOCEMAR para reciclagem. Cada quilograma de papel recolhido é revertido em desconto na conta de energia da instituição escolhida pela AGA. De acordo com a professora, o papel recolhido até agora soma o equivalente a 2.177,7 kg.

“As ações da AGA são de sensibilização e só iremos avançar quando as pessoas se engajarem e, para isso, é necessário que as pessoas conheçam quais as ações que estão sendo desenvolvidas. Desse modo, resolvemos evidenciar as ações que a UEMA vem executando, com ações significativas para os diferentes projetos que estão em execução e assim envolver toda a comunidade acadêmica em prol da conservação do meio ambiente e uma melhor qualidade de vida para todos”, disse Zafira.

lamina

Por: Polyana Bittencourt e Débora Souza