CESC e CESSIN participam de Semana Mundial do Brincar

Por em 8 de junho de 2015

Semana BrincarA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio dos Centros de Estudos Superiores de Caxias (CESC) e Santa Inês (CESSIN), participou da Semana Mundial do Brincar , ocorrida nos dias 24 a 30 de maio. O evento é uma iniciativa de mobilização promovida pela Aliança Pela Infância , em parceria com diversas outras instituições, entre o elas o CESC e o CESSIN, tendo o compromisso de fazer a criança brincar. Foram desenvolvidas várias atividades nas escolas e nos bairros – brinquedo cantado,brincadeira popular, oficina de brinquedo, jogos tradicionais.

Em Caxias, a semana foi coordenada pela profa. Cleia Maria Lima Azevedo, do Dep. De Ciências Sociais e Filosofia, em parceria com a Secretaria Municipal de Caxias. Já em Santa Inês, a ação foi conduzida pela profa. Maria Lourdene Paula Costa, do departamento de Educação, através do projeto de extensão “A brinquedoteca itinerante como espaço para o desenvolvimento integral da criança”. A atividade contou ainda com a participação e colaboração de 12 professores do CESC e 110 alunos do curso de Pedagogia CESC/ CESSIN.

Para a culminância da Semana aconteceu no CESC uma mesa redonda para discussão da temática e contou com a presença do Prof. Roberto Mauro Gurgel, vice-presidente da OMEP/BRASIL – Organização Mundial da Educação Pré escolar no Brasil e presidente da OMEP/BRASIL/REGIÃO NORDESTE.

Em média, 5.600 crianças foram assistidas pela iniciativa. Segundo a coordenação do evento, os objetivos foram alcançados com sucesso. “Ver crianças brincando nas ruas com cordas, bambolês, elásticos, bolas, se movimentando livremente e experimentando novas situações, temos a certeza que o brincar é uma atividade essencial e potencializadora do desenvolvimento infantil”.