Começa o Arraial de Todos no Campus Paulo VI da UEMA

Por em 19 de junho de 2015

IMG_9645

Começou na noite de ontem (18), com muita animação e comidas típicas, o “Arraial de Todos”, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), no Largo do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen).

O arraial acontece pelo décimo quinto ano com o propósito de valorizar as manifestações folclóricas e culturais do Maranhão. “Pretendemos fazer o intercâmbio cultural entre a academia e os fazedores de cultura. Acreditamos que a interação entre o conhecimento científico e a cultura é importante, e este é um excelente período para isso”, comentou o coordenador de Cultura da Proexae, Washington Coelho.

Na abertura do evento o pró-reitor da Proexae, Porfírio Candanedo Guerra, saudou a todos e desejou momentos de alegria e confraternização, durante os dois dias do Arraial. “Agradecemos a presença da comunidade acadêmica e convidados e esperamos que vocês aproveitem bastante”, disse.

A primeira atração da noite foi o Bumba-meu-boi de Axixá, comandado pelo mestre Régis, que fez o público dançar e cantar toadas simbólicas da cultura maranhense. Depois, o boi cedeu espaço para o forró pé de serra, com o cantor Marinaldo. Na sequência, houve apresentação de dança portuguesa e dança country.Também teve participação dos estudantes com a quadrilha interativa, composta por alunos de vários cursos da Uema.

Para a estudante do 3º período do Curso de Letras, Adriana Lisboa, a realização do Arraial é uma atividade interessante. “Estou achando a festa divertida, e é muito bom trazer a diversidade da cultura maranhense para dentro da UEMA em um evento desse porte, algo pouco comum no ambiente acadêmico”, ressaltou.

A estrutura do “Arraial de Todos” é composta por 8 barracas: Barraca da Agronomia, Barraca UNITI (Universidade Integrada para a Terceira Idade), Barraca da Pesca, Barraca daIMG_9569 Assuema, Barraca Levante Popular da Juventude, Barraca da Pedagogia e Barraca da Administração.

Nessas barracas são vendidas iguarias da culinária maranhense, além de também haver atividades como “Abraço Grátis”, na Barraca da UNITI, e “Barraca do Beijo”.

A festa continua hoje (19), a partir das 18h30, com as seguintes apresentações: Tambor de Crioula, Dança Portuguesa, Grupo Abanjá, Boi de Leonardo, Boi da Lua e Quadrilha interativa da UEMA.

Por: Débora Souza