Desafios da educação no MA marcam o último dia do Simpósio de Planejamento Institucional

Por em 17 de junho de 2015

IMG_8989O último dia do Simpósio de Planejamento Institucional, realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) contou com diversas atividades. Durante toda a terça-feira (16), pró-reitores, diretores de Centros e de cursos, secretários, servidores e demais convidados puderam enriquecer as estratégias para os horizontes e desafios a serem enfrentados no novo momento da instituição.

Pela manhã, a mesa presidida pela Pró-Reitora de Graduação, Andrea de Araújo, teve a participação de três painelistas. Foram eles, os representantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Roberto Mateus; da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pedro Antônio Melo; e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Felipe Holanda.

No primeiro painel, o prof. Dácio Mateus apresentou o modelo de organização interdisciplinar da universidade tradicional (departamentos acadêmicos), em comparação ao novo modelo inserido pela UFABC em seus eixos de conhecimento, para fomentar uma sólida formação multidisciplinar e generalista, organizar a estrutura conceitual do bacharelado, novas metas para a pós-graduação, mestrado e doutorado e o incentivo à pesquisa científica. “Nós acreditamos que a ciência é o exercício da criatividade e do conhecimento”, enfatizou.

Já o professor do Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária da UFSC, Pedro Melo, ressaltou a realidade do Maranhão e do Brasil, junto às questões deficitárias socioeducativas. Além disso, apresentou desafios para a UEMA, destacando suas potencialidades para o alcance de uma melhoria social. “A Uema está sendo chamada, convidada para aumentar a interação com a sociedade e firmar pontes para permitir um acesso irrestrito. Nenhuma outra instituição está melhor preparada para os desafios contemporâneos como a universidade”, evidenciou.

Para Felipe Holanda, presidente do Imesc e último painelista da manhã, o destaque da conjuntura e estrutura econômica do estado é de grande importância para o seu desenvolvimento. Em sua apresentação, Felipe destacou os eixos de crescimento no Maranhão, as dicotomias existentes na economia, e os desafios para a descentralização e o fortalecimento da educação no estado.

Ele ainda reforçou a importância do momento e destacou: “Me sinto privilegiado pela possibilidade de participar deste Simpósio, pois a UEMA integra e enaltece o sistema acadêmico brasileiro com essa iniciativa. Nós precisamos avançar na transformação dos problemas atuais”, concluiu.

IMG_9302Durante a tarde, o Simpósio de Planejamento Institucional da UEMA, realizou grupos de discussão para analisar os ambientes interno e externo, com a comunidade acadêmica da universidade. E, para finalizar o evento, teve a apresentação do Painel intitulado, “(Re) significações para a (Re) construção da Universidade Pública no século XXI”, com a participação da professora, Wrana Maria Panizzi, ex-reitora da UFRGS e ex-presidente do Conselho Universitário Iberoamericano-CUIB; do assessor do Conselho de Educação Superior do Governo do Equador, Claudio Rama e do reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

O reitor, Gustavo Pereira da Costa, apresentou a UEMA em números, para alimentar a curiosidade e causar reflexões aos participantes do Simpósio. Além disso, mostrou a agenda positiva interna da instituição para os próximos anos, como a necessidade e importância do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o novo modelo de gestão, a internacionalização, o provimento e a qualificação de pessoal, entre outros pontos de relevância que estão na pauta do reitorado.

“A partir de agora, consolidemos o que existe e vamos expandir com responsabilidade e coerência os planos que traçaremos com o planejamento estratégico da UEMA, que irá funcionar como uma ferramenta de gestão. O nosso propósito é ter uma universidade cada vez mais autônoma e essencial para o desenvolvimento do estado do Maranhão. A UEMA irá, portanto, materializar sua identidade com a construção do PDI”, finalizou o Reitor.

O Simpósio contou com a realização de palestras, mesas redondas e painéis e com a presença de convidados de renome para discutir e debater os novos rumos que a universidade deve tomar.

Por: Jesilene Corrêa e Karla Almeida