Horizontes e desafios para uma nova UEMA serão debatidos em Simpósio nesta segunda

Por em 12 de junho de 2015

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), realizará nesta segunda-feira (15), às 18h, no Rio Poty Hotel – Ponta D’Areia, a abertura do primeiro Simpósio de Planejamento Institucional, com o tema “Ser Universidade no século XXI: Horizontes e desafios para uma nova UEMA”.

A palestra de abertura, intitulada “Por uma Universidade inovadora”, será proferida pelo Fundador e ex-presidente da Embraer; ex-presidente da Petrobrás; ex-ministro de Estado e atual Reitor da Universidade Unimonte – SP, Ozires Silva.

Com o intuito de demarcar o amplo processo de revisão e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMA, o Simpósio irá discutir as novas perspectivas para a universidade no século XXI. Em um amplo e democrático processo reflexivo sobre o que a universidade quer ser e para onde quer caminhar nos próximos anos.

O Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, afirma que com este primeiro Simpósio de Planejamento da UEMA, irão erguer-se as bases para (re)significações com vistas a (re)construção de uma UEMA mais forte e consolidada, alinhada às expectativas do Maranhão de todos nós.

“O ineditismo desse articulado encontro de anseios entre a comunidade universitária e a sociedade civil, tende a alçar e reposicionar a Universidade do povo do Maranhão a patamares acadêmicos mais elevados e compatíveis com a sua relevância sócio-política. Esse vislumbre é possível graças a sinergia de forças gerada nesse amplo e irrestrito processo de construção coletiva. O objetivo é mobilizar e sensibilizar a comunidade universitária da importância de se repensar o planejamento institucional”, sublinha o Reitor.

O Simpósio de Planejamento Institucional será realizado até o dia 16 de junho; serão ministradas palestras, mesas redondas e painéis e contará com a presença de convidados de renome para discutir e debater os novos rumos que a universidade deve tomar.

Para realizar a inscrição do Simpósio e saber de mais informações, entre no site www.pdi.uema.br

O Simpósio será transmitido via web também, para saber como acessar, clique aqui

PDI UEMA

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento que traça o perfil da instituição de ensino, considerando sua missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades que desenvolve e pretende desenvolver para alcançar seus objetivos e metas para um período de cinco anos. Deve estar intimamente articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional, realizada tanto como procedimento autoavaliativo quanto externo.

O Reitor da UEMA enfatiza ainda que o PDI é uma exigência legal que possibilitará instrumentar todas as políticas da instituição e fornecer elementos para resolver questões de grande importância e de diversas naturezas.

“Temos que ter a clareza do que queremos construir, de forma participativa e dinâmica. A grande riqueza desse momento é o planejamento e o percurso de conhecermos mais nossa universidade. Estamos em um processo evidente de maturidade acadêmica, não percamos a enorme oportunidade de redirecionar os olhares para o futuro e sonhar com uma universidade ideal”, ressalta Gustavo Pereira da Costa.

Para o Pró-Reitor de Planejamento da Instituição, Roberto Serra, o PDI é marcante para a história da UEMA. “É tempo de repensarmos, realinharmos e redefinirmos planos em favor da nossa instituição. É o momento de construirmos coletivamente nosso PDI, atrelado a uma série de elementos de cunho estratégico para definir os passos da UEMA”, concluiu.