Lançamento de Livros durante o IV Simpósio de História do Maranhão Oitocentista

Por em 11 de junho de 2015

IMG_8520Aconteceu ontem (10), no auditório do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o lançamento de 7 livros escritos ou organizados por autores maranhenses, dentre os quais 6 são de pesquisadores da UEMA.

As obras lançadas foram “Histórias Sociais do Trabalho: uso da terra, controle e resistência”, organizada por Márcia Milena Galdêz Ferreira, Noberto O.Ferreras e Cristiana Costa da Rocha; “E porque muitos juraram para trair…”, de Alan Kardec Gomes Pachêco Filho; “Sexualidade e Cor: dinâmica da prostituição feminina nas áreas centrais da cidade de São Luís, Maranhão”, de Tatiana Raquel Reis Silva; “Estudo sobre a Associação das Parteiras Tradicionais do Maranhão , de Marina Santos Pereira”; “O Maranhão Oitocentista”, organizado por Marcelo Cheche Galves e Yuri Costa; “Ao Público Sincero e Imparcial: Imprensa e Independência da província do Maranhão” e “Religião, Carisma e Poder: as formas da vida religiosa no Brasil”, organizada por Gamaliel da S. Carneiro, Lyndon de A. Santos e Thiago L.dos Santos.

IMG_8489Os livros dos pesquisadores da UEMA têm o selo da Editora UEMA, além disso, 3 obras foram financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA).

O professor de História e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Marcelo Cheche, abriu a solenidade agradecendo o apoio da UEMA, FAPEMA, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a concretização do lançamento. Ele aproveitou também para comentar sobre o livro “Ao Público Sincero e Imparcial”, que é produto de sua tese de doutorado e trata sobre a circulação de folhetos e jornais do Maranhão no período que culmina na Independência da província.

“Essa obra faz parte dos estudos que buscam explicar o que foi escrito e em quais condições essa escrita se deu no Maranhão durante as primeiras décadas do século XIX”, disse.

O lançamento dos livros, que contou com a presença do secretário Bira do Pindaré (Sectec), é parte das IMG_8526atividades do IV Simpósio de História do Maranhão Oitocentista, que tem como tema nesta edição “Escravidão e Diáspora Africana no Século XIX”. O Evento é organizado desde 2009, pelo Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMOXIX),  e que reúne pesquisadores da UEMA, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e de outras instituições de ensino do país.

Este ano há cerca de 370 inscritos de dezesseis estados brasileiros participando de conferências, mesas redondas e 12 grupos de trabalho.

As atividades prosseguem até amanhã (12). A conferência de encerramento será sobre o tema “Pensando as experiências de vida familiar negra na diáspora africana”, com a palestrante Isabel Cristina Ferreira dos Reis, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Por: Débora Souza