Mestrado em Ciência Animal realiza curso de Cultivo Celular

Por em 22 de junho de 2015

Professora Liza Margareth Curso de Cultivo CelularO Mestrado em Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão realiza, até a próxima sexta-feira (26), o curso de Cultivo Celular, ofertado aos estudantes, pesquisadores e profissionais com interesse sobre a técnica de cultura de células.

O Curso, que acontece no auditório do Curso de Medicina Veterinária e no Laboratório de Patologia Molecular, está sendo ministrado pela professora Liza Margareth Medeiros, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

De acordo com Liza Margareth, o curso de Cultivo Celular possibilita a identificação de vantagens e limitações do uso de culturas celulares:

“Os participantes vão aprender o que é o cultivo celular, os conceitos, as etapas do cultivo, desde a coleta do material até a obtenção da célula; e as formas de utilização dessas células em experimentos. O cultivo celular é uma das ferramentas utilizadas para diminuir o uso de animais em experimentações, possibilitando que se obtenham resultados confiáveis sem submeter o animal a um estresse de pesquisa”, explicou a pesquisadora.

De acordo com a coordenadora do Mestrado em Ciência Animal, Alana Lislea de Sousa, o curso é dividido em quatro módulos teóricos e um modo prático:

“Nosso interesse é introduzir novas biotécnicas nos projetos de pesquisa, nos resultados das pesquisas e poder melhorar a qualidade dos nossos trabalhos. Com o Curso, os participantes compreenderão as bases teóricas para utilizar células animais em cultura, conhecer as diferentes abordagens de estudo e os requisitos técnicos para iniciar um projeto na área”, destacou.

O curso de Cultivo Celular possui carga horária de 40h, e está sendo ministrado no auditório do Curso de Medicina Veterinária e no Laboratório de Patologia Molecular, em período integral (manhã e tarde).

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Costa