NC realiza Seminário no Campus Paulo VI

Por em 11 de junho de 2015

???????????????????????????????

O vice-reitor Walter com a pró-reitora Andréa e os professores Granjeiro e Luzinete

Nessa quarta-feira (10), durante toda à tarde, a Pró-Reitoria de Graduação (PROG) realizou, no auditório do Curso de Biologia, o Seminário “Sistema de funcionamento do Núcleo Comum da UEMA”.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do vice-reitor Walter Canales, da pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo; do presidente do Comitê, Francisco Francineide Granjeiro, e da coordenadora do Ensino de Graduação, Luzinete Lopes.

O seminário teve como principal objetivo promover o debate sobre a sistemática de funcionamento do NC, enfatizando os seguintes aspectos: As formas das demandas das disciplinas do NC; Pré-Matrículas; Preenchimento on line da planilha de demandas; Operacionalização das matrículas; e Adequação da abordagem em sala de aula dos conteúdos das disciplinas do NC.

De acordo com o professor Walter, o Núcleo é um sinal de coerência da universidade, juntamente com todos os cursos, e visa otimizar o número de professores e de alunos por turma.  O professor ainda explicou que, com o Núcleo, pode-se aproveitar melhor esses atores para a pesquisa e para a extensão. “Estamos fazendo um importante ajuste, por meio deste seminário, que às vezes gera satisfações e resistências. O que queremos é mostrar o que foi feito até agora e discutir com os gestores toda problemática e visualizar algo melhor dentro do sistema acadêmico da UEMA”, explicou o vice-reitor.

???????????????????????????????

Membros do Comitê Gestor do NC

Conforme disse a pró-reitora Andréa de Araújo, a intenção é socializar com os diretores de curso, chefes de departamento e diretores de centro, a proposta de funcionamento novo para que se possa avaliar, colher informações e sugestões para poder implantá-las no segundo semestre. “O que estamos querendo, na verdade, é redimensionar essa sistemática porque ainda temos turmas com menos de 45 alunos e, do ponto de vista da demanda de professores, vamos consegui racionalizar melhor. Então o grande desafio que está posto a este Comitê, que envolve os centros de Ciências Agrárias, Tecnológica, Ciências Sociais e Cecen é justamente estudar mecanismos para sistematizar desde a matrícula até a locação de professores para atender o número máximo de alunos”, declara Andréa.

O Núcleo Comum da UEMA é formado por um Comitê composto pelo professor do Departamento de Matemática, Francisco Granjeiro (presidente); Laura Rodrigues, do Sistema Acadêmico (PROG); José Gomes Pereira, diretor do Curso de Medicina Veterinária; José Antônio Ribeiro de Carvalho, diretor do Curso de Ciências Sociais; Carlos Alberto Ximenes, chefe do Departamento de História e Geografia; William de Jesus, chefe do Departamento de Educação e Filosofia, e Wellington de Assunção, professor do Curso de Engenharia de Produção.

Por: Alcindo Barros

Fotos: Alcindo Barros