Professores da UEMA visitam o município Brejo de Areia

Por em 19 de junho de 2015

IMG-20150618-WA0020

A professora Marília e Antonio Relvis

Visando desenvolver o Projeto Mais Extensão Universitária, que tem por objetivo levar extensão aos municípios de menor IDH do Estado do Maranhão, os professores da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), Marília Martins e Helder Pereira visitaram, esta semana, o município Brejo de Areia, onde reuniram com os secretários de Saúde, de Educação, de Assistência Social e Cultura, e Antônio Relvis, representando a Secretaria de Agricultura.

Segundo Marília Martins, a ideia das visitas é, na verdade, apresentar propostas de melhorias nos 30 municípios com menor IDH do Estado, e Brejo de Areia faz parte desse ranking. “A nossa presença em Brejo teve por finalidade ouvir as demandas, conhecer as potencialidades local e indicar caminhos para o seu crescimento”, explicou Marília, coordenadora de Assuntos da Comunidade Estudantil da PROEXAE.

O município requer uma demanda muito grande de profissionais em todas as áreas, mas segundo Relvis, além disso, há uma dificuldade muito grande de deslocamento de filhos da terra para estudar fora em virtude da baixa condição financeira. A partir desta colocação, ele ressaltou a grande contribuição da UEMA em relação aos serviços de assistência estudantil.

Relvis, que também é filho de Brejo, explicou que os programas de assistência estudantil da universidade são fundamentais na garantia daqueles que não dispõem de recursos financeiros para a permanência e a conclusão do curso escolhido, agindo preventivamente nas situações de evasão.

Para a professora Marília, a UEMA, através dos programas de assistência aos estudantes, cumpre a sua função social, contribui para a redução das desigualdades socioeconômicas e cria condições que possibilitam a permanência dos estudantes na universidade.

Por: Alcindo Barros