Reitor participa do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário do Governo do Estado

Por em 18 de junho de 2015

O governador Flávio Dino fala na solenidade de abertura do lançamento do Plano

O reitor Gustavo Pereira da Costa, acompanhado do pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Guerra participou, na manhã desta quinta-feira (18), no Palácio dos Leões, da apresentação do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) do Maranhão.

Estiveram presentes à solenidade o governador Flávio Dino; o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho; o chefe geral em exercício da Embrapa Cocais, Eugênio Celso; o superintendente de agricultura do Maranhão, Antonio José dos Santos; e o presidente da Fetaema, José Hailton; além de empresários, políticos, produtores e instituições de fomento ligadas ao setor.

Conforme explicou o governador, é necessário e urgente aumentar a produção no Maranhão, e o caminho mais rápido, segundo ele, é aquele que o estado tem mais condições de crescer economicamente que, sem dúvida, é o chamado setor primário, a agricultura, o extrativismo, a pesca, e a aquicultura; por isso, este plano é muito importante para que os produtores se animem a trabalhar ainda mais. “Vamos contratar mais técnico, fazer concurso e melhorar nossa gestão”. E concluiu: “Não faltará dinheiro para a implantação deste Plano”, garantiu.

???????????????????????????????

O reitor Gustavo Costa e o governador Flávio Dino

Animado com a nova perspectiva de crescimento do estado, o reitor Gustavo Costa disse que o dia de hoje registrou um momento histórico com o lançamento do primeiro Plano Agrícola e Pecuário do Estado do Maranhão. “É visível a possibilidade da UEMA fazer parte de toda esse Plano pensado para os próximos dois anos e, a universidade, que integra o sistema estadual, sente-se convocada a participar, por meio de seus professores, pesquisadores, alunos, técnicos, e tenho certeza que a expectativa em relação a UEMA é muito grande como foi dito pelo secretário de Agricultura, Márcio Honaiser, assim como pelo governador Flávio Dino”, declarou o professor. Ele ainda acrescentou: “A UEMA está perfeitamente engajada neste processo. Vamos fazer uma apresentação deste Plano para nossa comunidade acadêmica, de modo que os cursos, sobretudo da área das agrárias, possam se alinhar ao projeto que o governo está apresentando”.

De acordo com o secretário, pela primeira vez em sua história, o Maranhão tem um Plano Agrícola e Pecuário, com o objetivo de aumentar a produção de alimentos para garantir o abastecimento do mercado estadual e ampliar os mercados nacional e internacional para produtos do agronegócio maranhense, gerando emprego, renda e desenvolvimento. “São várias ações que vão aumentar a produção agropecuária do estado, desde as questões institucionais, que é a ampliação do sistema agrícola e pecuário, depois um plano agrícola e uma lei agrícola, para que se direcione as políticas, até a efetivação delas em ações concretas, que é um programa Mais Produção e Abastecimento para Todos, que são quatorze ações que compõem este plano”.

O Plano prevê, para além da interface com o Plano Nacional, um DSCN9047 - Copiaenfoque territorial, trabalhando a municipalização da produção e do abastecimento, assim como a reestruturação e integração das câmaras setoriais do setor e será colocado em prática por meio dos instrumentos de linhas de créditos, apoio à comercialização, gestão de risco rural e capacitação. Já os agropolos, que começaram a ser implantados em março, serão a base do planejamento, pois permitem identificar e agrupar municípios segundo suas atividades, arranjos produtivos locais e cadeias estabelecidas.

Por: Alcindo Barros

Fotos: Alcindo Barros