Reitoria apresenta respostas à pauta do Sintuema

Por em 25 de junho de 2015

reitor Gustavo Costa com o presidente do SintuemaNa última terça (23), a Administração Superior da Universidade Estadual do Maranhão reuniu-se com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da UEMA para apresentar respostas a cada item da pauta encaminhada à Reitoria.

Na pauta entregue pelo SINTUEMA há 33 tópicos, com assuntos diversos, que tratam desde questões de natureza previdenciária e social, plano de cargos, carreiras e salários, concurso público e vagas em pós-graduação destinadas aos servidores da UEMA.

Todos os pontos da pauta foram analisados detalhadamente pelas pró-reitorias e assessorias da UEMA, que fizeram considerações fundamentadas e bem explicitadas. O documento entregue pela Reitoria ao SINTUEMA durante a reunião, apresenta, inclusive, alguns encaminhamentos de diversas questões, além de esclarecimentos. Pontos como a implantação dos 21,7% e a retomada de discussão sobre o PCCS foram os mais aprofundados.

O Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, afirmou que os pontos de pauta devem fazer parte de uma agenda permanente de discussão, que tenha como premissa básica o que for melhor para a Universidade e os segmentos que a compõem. “O alinhamento das questões entre Reitoria e Sindicato é necessário para os avanços que desejamos promover. Este é um momento muito importante, de consolidação institucional. Um canal aberto de diálogo está iniciando e tem o caráter permanente. A ideia é estabelecermos uma mesa constante de conversas e encontros,  enfatizando o espírito participativo que o momento atual exige”, pontuou o reitor.

O reitor destacou a importância dos servidores da Instituição, que juntamente com os professores e estudantes, dão vida à Universidade Estadual do Maranhão. “Tenho certeza que, a partir de agora, aproveitando todas as referências anteriores, mas principalmente neste momento de mudança, de novo governo,  conseguiremos estabelecer um bom diálogo e garantir ganhos efetivos para a UEMA”, concluiu.

Os representantes do Sindicato irão analisar as considerações feitas pelo Reitor, Vice-Reitor e Pró-Reitores e uma nova reunião deverá acontecer para tratar da agenda positiva.

Marco Zero

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da UEMA, Miguel Benedito Santos, afirmou que o ato do Reitor ressaltar a autonomia da UEMA e sua responsabilidade para encaminhar essas questões é histórico e merece às devidas congratulações. “Parabenizo o reitor, os gestores e afirmo que também estamos aqui para somar esforços em favor da Instituição. Este certamente é um marco zero. Um novo início para todos nós”, ratificou Miguel Santos.

reitor Gustavo Costa com os sindicalistas

Jornalista: Walline Alves