Representante da Capes e grupos de pesquisa da UEMA dialogam sobre implantação de Projeto do Repositório

Por em 2 de junho de 2015

O Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu, nessa sexta-feira (29), a visita da professora Rosa Maria Vicari, do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na ocasião, a visitante participou da banca examinadora de uma dissertação de mestrado com tema: “Sistemas de Recomendação de Links para o Fomento de Discussão em Fóruns de AVA”, do aluno Marlon Pereira, orientada pelo prof. Luís Carlos Costa Fonseca. Além disso, reuniu com grupos de pesquisa, a fim de colaborar com o desenvolvimento do Projeto do Repositório da UEMA, visando a expansão e divulgação de trabalhos desenvolvidos na instituição.

“Essa é uma oportunidade de conversar com os alunos e saber o que está sendo gerado por eles, no intuito de expandir a divulgação da pesquisa. O objetivo da Capes é integrar as universidades que oferecem cursos para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e também para integrar os repositórios de teses e dissertações de todas as universidades públicas”, comentou a docente.

Segundo Rosa Maria Vicari, o Projeto de Repositório desenvolvido na UFRGS tem o apoio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Nele, as produções acadêmicas estão disponibilizadas para pesquisadores e possui aplicações que facilitam as pesquisas científicas, como o localizador de objetos de aprendizagem em um recurso educacional distribuído pelo MEC. Ela ainda ressalta que, atualmente, a Capes contabiliza 14 repositórios de conteúdo, que possuem, em seu total, 160 mil objetos de aprendizagem, com conteúdos em diferentes línguas, mas com predominância em Português.

Já o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da UEMA, Luís Carlos Costa Fonseca, explicou como está o desenvolvimento da plataforma na universidade. “A ideia inicial é fazer um trabalho com a Biblioteca Central para criar um banco de monografias e dissertações para consultas online. O interessante é que essa plataforma não se restringe à universidade, já que estará conectada com outros repositórios no Brasil e disponível na ferramenta de busca da Capes. Isso dará mais visibilidade para os trabalhos produzidos na instituição”, ressaltou o professor.

Por: Jesilene Corrêa