Revista PoloUM e MOOC Dificuldades de Aprendizagem marcam abertura do EDCCP

Por em 18 de junho de 2015

iuiA solenidade de abertura do Encontro de Diretores de Centro e Coordenadores de Polo (EDCCP) UEMA/UAB, que aconteceu ontem (17), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), foi marcada pelo lançamento de mais uma edição da Revista PoloUM e do MOOC “Dificuldades de Aprendizagem”.

O evento tem como objetivo articular as ações administrativas e pedagógicas necessárias para o fortalecimento da educação a distância e melhoria dos cursos nessa modalidade ofertados pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Uemanet.

Participaram da mesa de abertura o reitor Gustavo Pereira da Costa, o vice-reitor Walter Canales Sant’Ana; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo; e a coordenadora geral do Uemanet, Ilka Serra.

O reitor Gustavo Pereira falou sobre a necessidade de reunir os gestores neste Encontro para o devido nivelamento de informações em relação ao papel do Núcleo, tendo em vista as mudanças na sua estrutura e desenvolvimento de atividades.

“O Núcleo passou por alterações e havia a necessidade de dialogar sobre isso com as pessoas que estão na ponta do processo, então é oportuno o evento para disseminação e orientação sobre as novas premissas de trabalho, principalmente, para esclarecer o que se espera dos coordenadores, que têm uma função decisiva para o êxito dos cursos que são oferecidos em cada polo”, comentou.

Além disso, professor Gustavo elogiou o Uemanet pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. “Esses serviços e produtos do Uemanet sempre têm inovado e avançado, tanto a revista Polo Um como também o oferecimento dos cursos abertos, que é uma tendência mundial e a Uema se inseriu nessa área muito rapidamente em nosso país”, finalizou.

A coordenadora Ilka Serra, que realizou o lançamento do MOOC “Dificuldades de Aprendizagem”, falou sobre a UEMA ser uma instituição pioneira na região nordeste a ofertar cursos abertos, além de agir de modo inovador ao lançar plataforma aberta própria.

Ela ressaltou a utilidade do conteúdo do curso “Dificuldades de Aprendizagem” para um público diversificado, tais como: pessoas que trabalham com crianças, estudantes, professores e pais que têm filhos com necessidades especiais. Comentou também que participação no MOOC de “Dificuldades de Aprendizagem” ou de outros cursos abertos é realizada mediante cadastro no site www.cursosabertos.uema.br.

Explicou ainda que, durante o curso, os participantes têm acesso a vídeos nos quais são apresentadas explicações sobre os tipos de necessidades especiais e como elas interferem no processo de aprendizagem, além de métodos para facilitar o acesso à educação de pessoas com necessidades especiais.

“É exatamente a busca pela inovação que coloca a UEMA em posição de destaque na área de educação a distância. Já temos 153 participantes no MOOC ‘Dificuldade de aprendizagem’ e acreditamos que esse número vai aumentar consideravelmente”, disse.

Após o lançamento do MOOC, foi a vez do professor Walter Canales falar sobre a sétima edição da Revista PoloUM. Ele expôs brevemente sobre o conteúdo repleto de assuntos atuais, com matérias sobre o alcance dos cursos abertos da Uema, que já tem participantes de outros países; entrevista com Antônio Moreira Teixeira, professor da Universidade de Lisboa (Portugal), sobre os modelos universitários emergentes mais abertos; e a matéria principal que trata sobre inclusão social por meio da educação a distância.

Outra novidade é que agora a revista tem tradução espanhola também, além do inglês e da língua portuguesa.

Após a solenidade, foram entregues exemplares da revista e houve uma apresentação cultural de Bumba Boi.

Por: Débora Souza