UEMA realiza JORBIOS em Caxias

Por em 10 de junho de 2015

IMG_2545

Na mesa de abertura o professor Walter Canales, as professoras Valéria, Rose e também os convidados

No período de 3 a 6 deste mês, o Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), realizou V Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde (JORBIOS), e a VIII Mostra Científica do CESC-UEMA, em toda a extensão de seu Campus Universitário.

Com os temas “Febres Virais, Biodiversidade, HPV-AIDS, Arboviroses e Doenças Respiratórias”, a abertura do evento foi presidida pelo vice-reitor Walter Canales, que ministrou a palestra “A UEMA e o CESC dos próximos anos”.

De acordo com a presidente da JORBIOS 2015, Rose Marie Castelo Gomes, a Jornada já faz parte da agenda científica e educacional da UEMA em Caxias. “Nesses 10 anos, a JORBIOS reuniu intelectuais conceituados, de vasta experiência no ensino superior e na pesquisa para compartilhar seus conhecimentos acadêmicos com os nossos estudantes e profissionais de Caxias e região”, declarou Rose Marie.

IMG_2554

O professor Walter ministra a palestra “A UEMA e o CESC dos próximos anos”

Durante o evento, que contou com uma extensa programação, foram realizadas palestras, minicursos, conferências, apresentações de trabalhos e, ainda, aconteceu a feira científica, que envolveu alunos do ensino médio, estudantes de graduação e de pós-graduação, visando divulgar a carreira científica no Estado do Maranhão.

Para esse grande encontro científico foram convidados pesquisadores de várias instituições, dentro e fora do estado, além da UEMA, como: INPA-AM, UEPA-PA, FMS e IDTNP-PI, UFPA-PA, UFMA-MA, UFPI-PI, e FATEA-SP.

O Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC) é uma das primeiras instituições de nível superior, criadas pelo Estado do Maranhão (1968) e, hoje, integra a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O Centro, inicialmente, formava professores nos cursos de licenciatura curta em Letras, Pedagogia, Estudos Sociais e Ciências. Atualmente, são diversos cursos de graduação, pós-graduação, e na modalidade a distância. Constam em seu quadro funcional professores e pesquisadores qualificados com os mais importantes níveis e preparados para a docência e para a pesquisa científica.

Por: Alcindo Barros