Ciências Sociais no estado é discutida em painel

Por em 1 de julho de 2015

painelcs1

O curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão, realizou nessa terça (30), o painel “As Ciências Sociais no Maranhão: relatos de experiências”, que contou com a presença dos professores e pesquisadores Regina Reis Luna, Mundicarmo Rocha Ferretti e Sérgio Figueiredo Ferretti.

O evento foi idealizado pelos professores Helciane Abreu Araújo e José Antônio Carvalho, com o intuito de discutir a história das ciências sociais no Maranhão e a implantação do curso no Estado, e contou com a participação de professores e acadêmicos de Ciências Sociais.

“Há uma carência de literatura que registre a história dos cursos de Ciências Sociais no nosso Estado, por isso achamos oportuno trazer o relato das experiências destes professores, que exerceram papel significativo na construção no curso no Maranhão. Esperamos assim contribuir para a memória do curso, além de motivar nossos alunos”, afirmou a professora Helciane Araújo.

painelcs2

Durante o evento, os professores falaram sobre a fundação do curso de Ciências Sociais no Estado, sobre os fatos que antecederam a criação, sobre o desenvolvimento do curso, do mercado de trabalho, dos campos de pesquisa, entre outros assuntos.

A professora Regina Luna destacou a importância do curso na sociedade. “É um curso que te dá uma formação essencial para você ter condições de refletir sobre o papel da realidade maranhense, entender as transformações que ocorreram aqui, entender as formas de poder. O Maranhão é um laboratório que oferece diversos campos de estudo para as Ciências Sociais”, destacou a professora.

painelcs3

Após o painel, os professores Mundicarmo Ferretti e Sérgio Ferretti doaram livros para Universidade Estadual do Maranhão. “A UEMA está se expandindo muito pelo interior do estado e sabemos das dificuldades dos estudantes em conseguir bibliografia, principalmente sobre questões maranhenses, por isso resolvemos os livros como forma de contribuir na formação dos acadêmicos”.

Por: Polyanna Bittencourt