Reitor anuncia mobilidade acadêmica docente

Por em 24 de julho de 2015

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão , reunido no último dia 07 de julho, deliberou pela criação e regulamentação do Programa de Mobilidade Acadêmica de Docentes, na modalidade intercâmbio, entre os diversos campi da UEMA.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Docente, compromisso assumido pelo atual Reitorado, surgiu em virtude da necessidade de incentivar a atuação de professores fora do seu campus de lotação, em regime de intercâmbio, de modo que contribuam para minimizar a carência de quadro docente nos cursos de graduação de outros campi. O objetivo do Programa é propiciar ensino por meio do intercâmbio de docentes, permitindo que estes ministrem disciplinas em um campus diferente do seu de origem.

As condições para participação do docente, as condições para o seu afastamento, a carga horária das disciplinas e sua forma de integralização, os valores que receberá pelo intercâmbio, entre outros pontos, estão previstos na Resolução n. 1152/2015-CEPE/UEMA.

Segundo o reitor, Gustavo Costa, o Programa de Mobilidade Docente é um grande avanço como política de qualificação dos cursos de graduação, pois não visa apenas suprir a carência de professores, mas também permite a atuação de docentes com elevada experiência e competência em cursos de outros campi. “Todos ganham, os alunos, que terão assegurada a oferta de um número maior de disciplinas, ministradas pelos melhores professores da UEMA em suas áreas. Os professores, pela oportunidade de conhecer outras realidades, pela contribuição acadêmica, e também como uma forma de obter uma justa compensação financeira”.

Finalizou o reitor dizendo que “a UEMA vive um momento auspicioso, de novas ideais e ousadas decisões, o Programa de Mobilidade Docente é uma delas. Em setembro, submeteremos aos Conselhos o Programa de Mobilidade Acadêmica Discente, que certamente promoverá oportunidades singulares para os estudantes”.

Acesse a Resolução CEPE Nº 1152-2015