Grupo de Estudos LIDA/UEMA realiza I Etapa da Formação de Lideranças Quilombolas

Por em 16 de julho de 2015

formacao2

Entre os dias 09 e 11 de julho, o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Lutas Sociais, Igualdade e Diversidade (LIDA) da Universidade Estadual do Maranhão sob coordenação da professora Marivania Furtado realizou em São Luís, a I Etapa da Formação de Lideranças Quilombolas para o Controle Social. O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Durante o encontro, que contou com a participação de mais de 20 lideranças quilombolas de diversos municípios maranhenses, foram expostas informações sobre o processo colonizador, a formação de quilombos como resistência histórica, associativismo e direitos territoriais quilombolas visando assim o empoderamento com o intuito de realizar o Controle Social sobre o poder público. A metodologia utilizada no diálogo com os quilombolas privilegiou a produção autônoma de saberes materializada em cantos, vídeo, poemas dentre outros.

formacao1Na primeira etapa da formação, foram realizadas uma palestra com o representante da Cáritas Brasileira, professor Ricarte Santos e uma mesa de informações que contou com a participação de representantes do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Fundação Cultural Palmares e da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (SEIR).

Ainda durante o encontro, os participantes realizaram avaliação e planejamento para atividades de campo que serão realizadas nos meses de agosto e setembro nas comunidades quilombolas.

A etapa final da formação será realizada em outubro, totalizando 90 horas.

Por: Polyanna Bittencourt