Professores da UEMA são contemplados no Edital Universal da FAPEMA

Por em 17 de julho de 2015

SemProfessores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foram contemplados no Edital Universal nº 40/2014, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), destinado à concessão de Apoio a Projetos de Pesquisa.

Os projetos são julgados por um comitê formado por consultores de fora do estado. Ao todo foram aprovadas 233 propostas, somando aplicação de recursos superiores a R$ 5 milhões.

Em números absolutos, A UEMA teve uma ampliação expressiva na concessão de Apoio a Projetos de Pesquisa da FAPEMA. Em 2014, do total de 162 projetos aprovados, 30 foram da UEMA, e agora, em 2015, do total de 233, a universidade alcançou o número de 61 pesquisadores contemplados. Em percentuais, a participação foi elevada para 26,15% do total de projetos, aumento significativo em comparação com 2014.

De acordo, com o pró-reitor de Pesquisa e Pós- Graduação, Marcelo Cheche, ”o recebimento desses recursos resulta em um importante aumento no desenvolvimento das pesquisas na UEMA, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Observamos também, a participação de pesquisadores de outros Centros, como Caxias, Imperatriz e Timon, contemplando pesquisadores do continente”.

O edital Universal está inserido na Linha Mais Ciência e corresponde ao programa Mais Pesquisa, tendo como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica, das diversas áreas de conhecimento, a serem desenvolvidos por mestres ou doutores nas instituições de Ensino Superior e de pesquisa, sediadas no Maranhão.

Os pesquisadores que tiveram a aprovação de seus projetos têm até o dia 29 de julho para a entrega da documentação impressa na FAPEMA, conforme item 6.3 do edital.

Segue em anexo lista dos professores contempladas da UEMA.

PROFESSORES-DA-UEMA-CONTEMPLADOS

Por: Karla Almeida