PROG realiza reunião com diretores de cursos sobre o ENADE

Por em 17 de julho de 2015

unnamedA Pró-Reitoria de Graduação (PROG), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizou na tarde de ontem (16), no auditório do curso de Zootecnia, Campus Paulo VI, uma reunião com diretores de cursos que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2015.

Os cursos avaliados serão: Administração, Administração Pública e Direito, dos Centros de Estudos Superiores de Codó, Açailândia, Imperatriz, Bacabal, Timon e do Campus de São Luís.

Na reunião, foram apresentadas as diretrizes para as provas do ENADE 2015, que será aplicada no dia 22 de novembro, com as últimas recomendações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O objetivo foi socializar todo o processo do ENADE, reforçando o calendário de ações, que é extremamente rígido e tem que ser cumprido.

A pró-reitora de Graduação, Andrea de Araújo destacou, “institucionalmente, queremos promover aos alunos, um maior envolvimento no processo do Exame, que não seja visto apenas como um componente curricular, ou como uma obrigação legal, mas que realmente entendam que é algo que vai contribuir para a avaliação, o acompanhamento e melhoria da nossa instituição”.

O ENADE, parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), mede o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e competências, aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial e sobre as demais áreas do conhecimento. Funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos.

Constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular e não poderá se formar.

Por: Karla Almeida