PROG recepciona acadêmicos do Curso de Enfermagem para Estágio Curricular

Por em 29 de julho de 2015

PROG recepciona alunos de Enfermagem

Durante a manhã de hoje (29), a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Divisão de Estágio e Monitoria (DEM), realizou no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), uma recepção aos 31 estudantes do curso de Enfermagem, dos Centros de Estudos Superiores de Bacabal, Balsas e Grajaú que realizarão o estágio curricular em São Luís.

O objetivo da reunião foi preparar os alunos para a realização do estágio, oferecendo suporte técnico para que possam fazer um trabalho bem organizado. Os estudantes foram informados sobre como desenvolver o estágio, os campos de atuação, os hospitais conveniados e como preencher as fichas e os formulários para a composição do relatório de estágio.

Na ocasião, a pró-reitora de graduação, Andrea de Araújo, deu as boas vindas aos novos estagiários, destacando o apoio da universidade na realização do estágio curricular. “A UEMA, por meio da Divisão de Estágio e Monitoria, realiza esse encontro de orientação, que faz parte do calendário da instituição, para acompanhar esses estudantes que estarão conosco até o final de novembro desenvolvendo toda a carga horária do estágio. A UEMA, a partir de convênios, se estrutura em parceria com entes públicos para recebê-los, e para nós é um momento muito importante, pois sabemos que o estágio é um componente curricular que irá consolidar a formação profissional deles, com a aquisição de experiências, nas diversas áreas de atuação estimulando a assistência, o ensino e a pesquisa científica”.

De acordo com a chefe da Divisão de Estágio e Monitoria (DEM), Conceição de Maria Neiva Pachêco a recepção aos novos estagiários é uma acolhida aos estudantes, de forma que eles não cheguem sem orientações aos hospitais em que realizarão o estágio de alta complexidade. “São passadas orientações necessárias aos estudantes, com o endereço dos hospitais e as normas de regulamento do estágio, além do rodízio que é feito entre as disciplinas nos hospitais”, explicou.

Os alunos do curso de Enfermagem do 8º período dos Centros iniciarão seus trabalhos no dia 10 de agosto, com a supervisão das professoras Flávia Ferreira Monari e Maria da Glória Sabóia e o acompanhamento de preceptores, distribuídos em grupos de quatro ou cinco alunos, que desenvolverão o estágio curricular obrigatório até novembro, nos seguintes hospitais: Hospital Geral, Hospital da Criança, Hospital Carlos Macieira e Upa do Araçagy

As áreas abrangidas serão: Enfermagem da Saúde do Adulto e do Idoso; Enfermagem da Saúde da Criança e do Adolescente; Enfermagem da Saúde da Mulher e do Recém Nascido; Urgência e Emergência; Administração em Enfermagem Hospitalar e Enfermagem Perioperatório.

Por: Karla Almeida