UEMA participa de reunião para discutir o programa Mais IDH

Por em 2 de julho de 2015

???????????????????????????????

O reitor Gustavo Costa fala ao governador e secretários da participação da UEMA no programa Mais IDH

O governador Flávio Dino reuniu na tarde de ontem (01), Instituições de Ensino Superior e secretarias de Estado, para discutir os melhores caminhos que possam contribuir com o desenvolvimento do Maranhão, por meio de pesquisas, ideias e projetos na execução definitiva do programa Mais IDH no Maranhão.

O governador, durante a reunião, convocou todas os órgãos envolvidas no programa, a lutarem com um só propósito no combate às desigualdades sociais. Para ele, esta é, hoje, a principal discussão no Estado, que possui os piores indicadores socioeconômicos do país. “Confio na capacidade das instituições acadêmicas, que demandam o conhecimento e podem nos ajudar a combater a pobreza em nosso Estado, pois esse, não é um projeto apenas do Governo, mas também da sociedade como um todo”, ressaltou Flávio.

O encontro, que aconteceu no São de Atos do Palácio dos Leões, contou com a presença do reitor Gustavo Pereira da Costa, que estava acompanhado do pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Guerra. “A participação da UEMA, com toda a sua experiência é levar até os municípios do entorno de nossos campi projetos de intervenção rápida para melhorar a renda das pessoas mais carentes que estão nessas localidades”, disse o reitor.

O professor Gustavo declarou ainda que “esta é uma ação concentrada em articulação com outros órgãos, que a universidade vai colocar à disposição da coordenação gestora do programa Mais IDH, toda sua capacidade institucional e intelectual de formação e de geração de conhecimento para o aprimoramento dos projetos executivos em construção”.

IMG_6007

O reitor Gustavo Costa e o pró-reitor Porfírio Guerra mostram ao governador e secretários o mapa com os municípios que a universidade está visitando

De acordo com análise feita pelo professor Porfírio Guerra, a UEMA, até o momento, fez o diagnóstico socioeconômico de 10 municípios e, no mês de setembro, concluirá as visitas às 30 cidades com menor IDH no Maranhão. O acompanhamento está sendo feito pelos professores doutores Marília Martins e Helder Pereira, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, e de um representante do centro da UEMA na região, onde a visita está sendo efetuada.

Porfírio informou que, depois de diagnosticada a vocação de cada município, a universidade vai elaborar um relatório que será entregue ao governador e, em seguida, aplicado aos projetos sobre as demandas encontras.

Essas medidas do Governo do Estado, conforme o programa em debate, tem por objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. O plano terá como foco inicial as populações dos 30 municípios maranhenses com piores indicadores de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Participaram também da reunião os secretários estaduais Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular); Delma Andrade (Turismo); Márcio Honaiser (Agricultura); Simplício Araújo (Indústria e Comércio); Bira do Pindaré (Ciência e Tecnologia); Adelmo Soares (Agricultura Familiar); o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda; o presidente da Fapema, Alex Oliveira; o diretor do Sebrae, João Martins; e os pró-reitores da Ufma, Fernando de Carvalho e  do Iema, Dario Manoel.

Por: Alcindo Barros

Fotos: Alcindo Barros e Jardel Pereira