Webconferência sobre Avaliação do Processo Educativo acontece na Uema

Por em 14 de julho de 2015

IMG_8570A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROG), realizou hoje (14), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), mais uma Webconferência sobre “Avaliação do Processo Educativo”.

Participaram da Webconferência a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo; o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Francisco Nóbrega dos Santos; a professora do Departamento de Educação e Filosofia (DEFIL) e membro da Divisão de Acompanhamento e Avaliação do Ensino (DAAE/PROG), Conceição de Maria Coelho Bandeira de Melo; e a professora do UEMANET, Sannya Fernanda Rodrigues (DAAE).

A retomada das reuniões visa institucionalizar e acompanhar os cursos de graduação da UEMA para posterior implantação/revisão dos instrumentos avaliativos.

Todo o trabalho que vem sendo realizado vai servir de base para as decisões em âmbito individual e/ou institucional, ajudando a melhorar o desempenho e os resultados das atividades dos discentes, docentes e dos gestores da Universidade.

Para a pró-reitora Andréa de Araújo é necessária a realização periódica da revisão e ajuste dos instrumentos avaliativos dos cursos ofertados pela Uema, com a participação de todos os campi oportunizada pela webconferência.

“Este é um momento muito profícuo, no qual estamos retomando o olhar meticuloso da avaliação em nível institucional e em nível dos avaliadores externos também. Contaremos agora, com a periodicidade e sistematização do processo, buscando construir coletivamente uma cultura de avaliação dentro da universidade”, comentou.

O professor Francisco Nóbrega falou da importância da Comissão de Avaliação e da união de vários segmentos para o desenvolvimento do ensino na UEMA.

“A CPA tem interesse em participar de todos os segmentos que constituem a avaliação dos cursos para contribuir significativamente com todas as comissões que estão trabalhando pela melhoria do ensino”, ressaltou.

Já a professora Conceição de Maria destacou que o momento é bastante importante para a Instituição. “É uma oportunidade de auto-análise dos cursos. A prática de avaliação também é uma ação educativa que pretende traçar rumos mais adequados para alcance dos objetivos propostos pelos cursos”, disse.

A palestrante Sannya Rodrigues apresentou a proposta sobre a Avaliação dos Cursos de Graduação, IMG_8587falando do objetivo, das finalidades, metodologia adotada, dentre outros aspectos.

Ela alertou sobre a importância de todos os sujeitos envolvidos na avaliação, de alunos de cada Centro até professores e gestores da UEMA.

“Alunos, professores e gestores precisam ver que podem ser parceiros e sujeitos na construção desse momento avaliativo e que suas ações implicam naquilo que vai ser analisado”, lembrou.

Comissão de Avaliação dos Cursos de Graduação

Andréa de Araújo (pró-reitora de Graduação)

Francisco de Nóbrega dos Santos (CPA)

Ilka Serra (CECEN/UEMANET)