Abertura da SAET movimenta o CECEN

Por em 25 de agosto de 2015

IMG_8500

Nesta segunda-feira (24), o Centro de Ciências Exatas e Naturais (Cecen) sediou a abertura da Semana Acadêmica de Engenharia e Tecnologia (SAET), promovida pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Nesta primeira edição, o evento que possui 412 inscritos conta com diversas atividades, entre elas: palestras, exposições de painéis, minicursos e visitas técnicas.

Entre os presentes estavam o vice-reitor Walter Canales Sant’Ana; a Pró-Reitora de Graduação, profa. Andrea de Araújo; o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas, Jorge Passinho; os diretores do curso de Engenharia Civil, Eduardo Aurélio; de Engenharia de Produção, Moisés dos Santos Rocha; de Engenharia Mecânica, Flávio Nunes;  prof. Mauro Pinto, representando o diretor de Engenharia de Computação, Rogério Moreira Lima; ex-diretor de Engenharia Civil, Waldimar Azevedo; o aluno e membro da comissão organizadora do evento, Lucas Fonseca Rezende.

Em sua fala, o professor Waldimar Azevedo parabenizou a todos os envolvido pelo empenho na ação. Já o diretor do CCT, Jorge Passsinho, falou da satisfação em participar do momento e do apoio dado pela universidade aos acadêmicos de engenharia que estavam ansiosos pelo evento. “Para mim é um privilégio abrir esta Semana, decorrente de uma solicitação massiva dos alunos das várias Engenharias. O professor Walter (vice-reitor) foi bastante sensível à solicitação, e, prontamente, se uniu a mim para começarmos a desenvolver o projeto”. Também destacou a intensa atuação dos discentes. “Criamos uma comissão onde a presença dos alunos foi fundamental para a realização do evento. Sem eles, essa semana não existiria”, considerou.

IMG_8499

Para o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’Ana, a ação viabiliza uma nova fase vivida na área. “É importante salientar o momento em que o país vive no que diz respeito ao mercado de trabalho. Temos uma carência muito grande de engenheiros e esse é um tempo que nós devemos pensar no futuro, e em uma próxima curva ascendente para aprofundarmos nossos estudos”, manifestou.

Palestra – Para o início das atividades, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Eduardo de Carvalho Lago Filho ministrou a palestra “O Porto do Itaqui como vetor de desenvolvimento para o Maranhão”, em que apresentou informações sobre o Complexo Portuário de São Luís, a Emap e os Terminais de Passageiros de Ferry Boat, a Movimentação de Cargas, o Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM) e seus investimentos, desafios e potencialidades, os resultados alcançados e a responsabilidade social.

Ao final, o palestrante agradeceu à oportunidade e ratificou o compromisso na parceria entre os orgãos estaduais para a promoção do desenvolvimento do estado.

Programação –  A Semana Acadêmica de Engenharia e Tecnologia tem uma vasta programação que inclui aproximadamente 56 palestras, exposição de painéis, 12 minicursos e 8 visitas técnicas realizados até o dia 27.

As visitas técnicas serão realizadas em indústrias e empresas, visando possibilitar o contato entre indústria e os graduandos, permitindo que estes vejam a aplicação do conhecimento teórico no universo profissional.

Para mais informações, acesse: http://www.saet.uema.br

Por: Jesilene Corrêa