Administração superior da UEMA realiza reunião para discutir implementação do PROQUALIT

Por em 7 de agosto de 2015

reunião proqualit 2A administração superior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), representada pelo reitor Gustavo Pereira da Costa, realizou na manhã de ontem (06), na Reitoria – Campus Paulo VI, uma reunião que tratou sobre a implementação do Programa de Qualidade e Excelência de Pós-Graduação (PROQUALIT).

Participaram da reunião o vice-reitor, Walter Canales; os pró-reitores, Marcelo Cheche (PPG), Antônio Roberto Serra (PROPLAN), Gilson Mendonça (PRA), Andrea de Araújo (PROG) e Helder de Moraes Pereira, coordenador de Extensão, representando o pró-reitor da PROEXAE, Porfírio Candanedo Guerra; além dos coordenadores de cursos de Pós-Graduação; diretores de Centro e professores.

A apresentação sobre o PROQUALIT foi realizada pelo professor Emídio Cantídio de Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que traçou as diretrizes necessárias para o processo de implantação do Programa com a obtenção do retorno desejado pela UEMA.

“Para que sejam atingidas as metas traçadas, é necessário que todos entendam a importância desse processo, que o tripé ensino, pesquisa e extensão caminhem juntos para uma mudança de paradigma na instituição. O objetivo é alcançar uma sinergia entre pós-graduação, pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a administração superior. A união é essencial para o PROQUALIT existir e, posteriormente, outros Programas dessa natureza serem desenvolvidos”, enfatizou Emídio Cantídio.

O reitor Gustavo Pereira da Costa destacou, “estamos em uma fase necessária para solidificação e busca de novas reunião proqualit
inserções no contexto regional e nacional na pós-graduação. Portanto, é preciso investir na melhoria constante e no amadurecimento dos Programas desenvolvidos pela universidade. E, um dos nossos vetores de ação é o PROQUALIT, que vem colaborar com esse marco institucional de mobilização para o avanço da pós-graduação na UEMA, e também, que possam, a partir desse processo, resistir bem às avaliações”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, fez a intermediação das questões levantadas na reunião e enfatizou a importância do Programa, “esse momento objetiva colocar a pós-graduação da UEMA em outro patamar”.

O PROQUALIT da UEMA será lançado oficialmente no dia 03 de setembro, no auditório do UEMANET.

Por: Karla Almeida