AGA promove reunião para discutir ações de sustentabilidade no Campus Paulo VI

Por em 7 de agosto de 2015

IMG-20150807-WA0023[1]A Assessoria de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (AGA/UEMA) promoveu na manhã desta sexta-feira (7), uma reunião com professoras contempladas no Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX 2015/2016 para tratar sobre o projeto Gestão Ambiental na UEMA: ações para a sustentabilidade nos prédios do Campus Paulo VI.

As professoras Zafira da Silva de Almeida, Regina Célia de Castro Pereira, Andréa de Araújo, Maridalva Martins Varão Ribeiro e Francisca Helena Muniz elaboraram o projeto Gestão Ambiental na UEMA: ações para a sustentabilidade nos prédios do Campus Paulo VI, por meio do qual serão implementadas iniciativas que possibilitem a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano da comunidade acadêmica. Além dele, 5 outros projetos do PIBEX serão desenvolvidos nos prédios do Campus Paulo VI em parceria com a AGA/UEMA.

Os prédios contemplados, neste primeiro momento, serão dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Geografia, Pedagogia, Zootecnia, Agroecologia, Departamento de Química e Biologia, além da Prefeitura de Campus, PROEXAE, PPG, CCSA e UEMANet.

Com a aprovação dos projetos de extensão, os bolsistas constituirão um Grupo de Facilitadores, que terá o papel primordial de garantir a IMG-20150807-WA0015[1]disseminação da filosofia da gestão ambiental almejada, e estarão em permanente contato com a AGA/UEMA. Caberá aos bolsistas, orientados pelas docentes, estimular a mudança de comportamento da comunidade acadêmica, propondo atividade e melhorias contínuas, acompanhando o desempenho ambiental dos prédios escolhidos.

Para a assessora da AGA, Zafira Almeida, o objetivo é que por meio de ações participativas, possam ser corrigidos e diminuídos os impactos gerados ao meio ambiente. “Desejamos contribuir para a sensibilização a respeito do consumo de bens e qualidade do meio ambiente, cumprindo, assim, nosso papel quanto à construção de uma nova cultura institucional, com a inserção de critérios socioambientais em nossa Universidade”, disse.