‘Desafios e Possibilidades Pedagógicas’ é tema de I Seminário de Prática Docente da UEMA

Por em 31 de agosto de 2015

DSCN0183Debater o fazer pedagógico dos docentes através de novas teorias e alternativas para o estímulo de práticas pedagógicas criativas e dinamizadoras. Esse é o objetivo do I Seminário de Prática Docente Interdisciplinar, que teve início nesta segunda-feira (31), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da UEMA (PROG), reúne durante todo o dia, docentes e gestores no intuito de promover um espaço de discussão sobre a fundamentação teórico-metodológica que norteia o trabalho pedagógico.

O objetivo é debater o fazer pedagógico dos docentes através de novas teorias e alternativas para o estímulo de práticas pedagógicas criativas e dinamizadoras, além de motivar os profissionais a contribuírem para a contínua busca de práticas educacionais que visem à atenuação de déficit educacionais e colaborem para o combate de assimetrias acadêmicas.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, Andrea Araújo, a promoção desse debate é um desafio constante para as universidades.

“Nós, enquanto universidade, temos o desafio de estar continuamente junto aos docentes neste processo de aprendizagem, de formação continuada, que precisa acontecer dentro da nossa instituição. Nossa perspectiva é promover, através de um programa, ações permanentes tanto de atendimento e melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem com ênfase ao docente, quanto com ênfase ao discente, porque a gente tem o desafio maior de diminuir a retenção e a evasão”, apontou a gestora.

A coordenadora Técnico-Pedagógica da PROG, Creusimar Leitão Siqueira, explica que é na perspectiva de reconhecimento da formação pedagógica como uma ação coletiva, que o I Seminário de Prática Docente promove uma reflexão sobre a fundamentação teórico-metodológica na universidade.

“A necessidade de promover esse debate foi justamente trazer itinerários formativos para o contexto pedagógico. Inovações que possibilitem o fazer pedagógico de uma maneira mais eficaz. E, por outro lado, trabalhar a interdisciplinaridade, que é o norte de todo o fazer pedagógico de uma universidade”, relatou.

Repensando a formação do Professor no Contexto Interdisciplinar

DSCN0191Ainda durante a manhã, a professora Rosângela Silva Oliveira ministrou a palestra “Repensando a formação do Professor no Contexto Interdisciplinar”, em que traçou um panorama sobre a atual prática docente e a realidade educacional.

“Precisamos visualizar uma metodologia que atenda às características da interdisciplinaridade, uma vez que o nosso currículo exige isso, e os próprios parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio, local onde os nossos alunos vão exercer a docência futuramente, já se organiza por área. Então a universidade sai na frente nesse sentido de formar um professor pronto para trabalhar por área, nessa perspectiva interdisciplinar”, abordou.

Sobre o trabalho interdisciplinar do docente, Rosângela apontou:

“ A nossa cultura é de especializar em uma disciplina específica, então, trabalhar na perspectiva interdisciplinar é ter coragem para colocar em prática tudo aquilo que ensinamos de conhecimento teórico. É hora de ver realmente a validade dos conhecimentos práticos que a gente ensina na universidade. E esse desafio exige uma postura curricular adequada para essa metodologia de ensino”.

A programação do I Seminário de Prática Docente Interdisciplinar se estende durante toda esta segunda-feira com palestras e oficinas voltadas aos docentes da universidade.

Por: Carol Ribeiro